Negócios
Acompanhe:

NetZero: aula gratuita ensina plano prático para implementar economia de baixo carbono nas empresas

Combater a emissão de gases de efeito estufa é essencial para frear mudanças climáticas – e empresas que não se adaptarem correm o risco de perder investidores; veja por onde começar

Masterclass gratuita sobre NetZero acontece na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h30 (Ezra Bailey/Getty Images)

Masterclass gratuita sobre NetZero acontece na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h30 (Ezra Bailey/Getty Images)

I
Isabel Rocha

1 de dezembro de 2022, 11h32

Após duas semanas de debates e negociações, a 27ª edição da COP-27, maior e mais relevante encontro sobre mudanças climáticas do mundo, terminou no último dia 20 com a adoção de dois textos principais. Um deles, uma resolução considerada histórica, prevê a criação de um fundo para compensar os danos causados pelas mudanças climáticas aos países em desenvolvimento.

Já a declaração final, sobre emissões de gases do efeito estufa, aquecimento e energias renováveis, destacou “a necessidade urgente de reduções imediatas, profundas, rápidas e sustentáveis das emissões mundiais de gases do efeito estufa". Um plano que, para ser bem sucedido, depende do comprometimento dos mais variados setores com a transição para uma economia NetZero (aquela que prevê zero emissões líquidas de carbono na atmosfera).

Não sabe por onde começar quando o assunto é Net Zero? Clique aqui e acompanhe uma aula gratuita sobre o tema

Isso ajuda a explicar a crescente pressão de investidores, consumidores e stakeholders pelo alinhamento das empresas com uma agenda ambientalmente responsável. Mas, apesar de estarem cada vez mais cientes da importância de uma transição para o NetZero – não apenas para corresponder a estas expectativas, mas também para impulsionar oportunidades de expansão e novos negócios – grande parte das companhias ainda sofre para desenvolver uma estratégia que viabilize a implementação do NetZero em suas operações.

Conteúdo gratuito: especialistas apresentam plano prático para implementar o NetZero, tendência das maiores empresas globais, no seu negócio

“Chegar ao NetZero requer progresso em cinco condições chave – aumentar a conscientização e a ambição; garantir uma transição justa; melhorar a governança para apoiar a transparência e a prestação de contas; mobilizar o financiamento público e privado; e liberar o potencial da tecnologia e inovação”, afirma a The Carbon Trust, uma organização britânica que ajuda empresas e governos a reduzirem suas emissões de carbono. Mas, afinal, como fazer isso na prática?

Masterclass NetZero: adapte o seu negócio para sobreviver na era de baixo carbono

De olho na importância do tema – não apenas para o sucesso dos negócios, mas principalmente, para o futuro do planeta – a EXAME apresenta, no dia 8 de dezembro, uma masterclass gratuita sobre o assunto.

Ministrada por Renata Faber, head de ESG da EXAME que acaba de regressar da COP-27; e Talita Assis, doutora em Ciência do Sistema Terrestre e especialista em meio ambiente (com foco em temas ligados à Amazônia e às emissões de gases de efeito estufa), a aula promete revelar como implementar uma estratégia net zero na prática. Com isso, a ideia é que os participantes tenham clareza sobre como:

  • Conseguir mitigar riscos futuros (de fornecimento, impostos, regulatórios...);
  • Alavancar a reputação da sua empresa perante os clientes e toda a sua cadeia;
  • Atrair a atenção de investidores que, atualmente, separam parte de seus fundos para investir exclusivamente em empresas com práticas de sustentabilidade.

Para participar, os interessados devem realizar um cadastro na página oficial do evento clicando aqui ou no botão abaixo.

QUERO ACOMPANHAR A MASTERCLASS GRATUITA SOBRE NETZERO!