Mora em favelas no RJ ou em SP? Riachuelo promete entregas da Black Friday na sua casa

Atualmente, as favelas brasileiras contam com uma população estimada 17,1 milhões de pessoas
Para a iniciativa, a varejista está reforçando os acordos com as startups NaPorta e Favela Brasil Xpress (Leandro Fonseca/Exame)
Para a iniciativa, a varejista está reforçando os acordos com as startups NaPorta e Favela Brasil Xpress (Leandro Fonseca/Exame)
M
Marcos Bonfim

Publicado em 18/11/2022 às 08:05.

Última atualização em 18/11/2022 às 12:44.

A Riachuelo fechou acordo com as startups NaPorta e Favela Brasil Xpress para facilitar a entrega de produtos comprados durante a Black Friday por moradores de favelas na cidade do Rio de Janeiro e na na região metropolitana de São Paulo.

Em alguns lugares, os moradores enfrentam dificuldades em receber as suas compras por problemas como ausência de CEP e numeração.

A iniciativa da marca para a data reforça a relação que começou a desenvolver com as duas startups desde o começo deste ano.

Veja em tempo real o mapa de tráfego e vendas da Black Friday 2022

Com a NaPorta, do Rio de Janeiro, a varejista trabalha desde o início de 2022. Além de coletar os itens loja a loja na Riachuelo, a startup é a responsável por fazer a entrega final dos itens.

Já com a Favela Brasil Express, de São Paulo, o acordo é mais recente, desde maio. A logtech recebe os produtos enviados pela varejista e faz as entregas.

Qual a importância da iniciativa

Desde o início do acordo, mais de 6 mil pacotes foram entregues, segundo dados da companhia, nas comunidades de:

  • Paraisópolis
  • Capão Redondo
  • Heliópolis
  • Cidade Júlia
  • Diadema, na Grande São Paulo

Ao longo dos últimos meses, outras varejistas têm se movimentado para fazer com que os produtos cheguem com mais facilidade os moradores das favelas, entre as quais Americanas e Submarino, da B2W, e Amazon.

As favelas concentram uma população estimada em 17,1 milhões de pessoas, de acordo com dados da pesquisa “Um país chamado Favela 2022”, do Data Favela em parceria com a CUFA e o Instituto Locomotiva.

Segundo o levantamento, se as favelas fossem um estado brasileiro, ocupariam o quarto lugar em população, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente, os moradores das comunidades movimentam mais de R$ 180,9 bilhões.

Quais as ofertas da empresa

Para a edição deste ano, a Riachuelo vai oferecer descontos de 20% de desconto em suas lojas físicas apenas na sexta, 25 - produtos da Casa Riachuelo, linha de negócio dedicada a casa e decoração, também entram na promoção.

No aplicativo e no site, os descontos começam antes, a partir da quarta-feira, 23, e seguem até 27 de novembro. Podem chegar a 80% off.

A empresa não revelou as expectativas de vendas para este ano.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday 2022 acontece na sexta-feira 25 de novembro, mas diversos varejistas já oferecem produtos com descontos durante todo mês de novembro.

O que é Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.

Como surgiu a Black Friday?

A data da Black Friday surgiu nos Estados Unidos e sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, uma semana após o feriado de Ação de Graças.

Quando começou a Black Friday no Brasil?

A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010. Cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com descontos.

Veja descontos, dicas e outros conteúdos publicados pela EXAME sobre a Black Friday 2022!

Veja Também

TRENDS: Depois da Black Friday, o Natal
Um conteúdo Bússola
Há uma semana • 5 min de leitura

TRENDS: Depois da Black Friday, o Natal