MELHORES E MAIORES 50 ANOS: Ambev é destaque histórico com inovação e ambição global
Cervejaria transformou o mercado brasileiro e virou líder no Brasil e no mundo com marcas como Skol e Stella Artois em seu portfólio
Modo escuro
Fábrica da Ambev: capacidade de lidar com a volatilidade da economia é uma das marcas da companhia (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 4 de setembro de 2023 às, 10h58.
A Ambev é uma cervejaria que tem o foco em pessoas como ponto central de sua estratégia. Esse é um dos ingredientes de seu sucesso no longo prazo, segundo o CEO da empresa, Jean Jereissati. A companhia, dona de marcas como Skol e Stella Artois, é a empresa de alimentos e bebidas que mais vezes foi a campeã de seu setor em MELHORES e MAIORES, da EXAME. Foram 10 conquistas, entre 1979 e 2002.
"Quando convidamos novas pessoas para trabalhar com a gente ou fechamos parcerias com nosso ecossistema, sempre pensamos em parcerias a longo prazo", diz Jereissati. "E isso nos ajudou muito a transformar o nosso negócio e a impactar positivamente a realidade das pessoas e do nosso ecossistema".
Referência em gestão
A companhia transformou o mercado de cervejas no Brasil e no mundo. Em 2022, faturou 79,7 bilhões de reais no Brasil. E é reconhecida como a base de uma cultura de gestão que chegou a companhias globais como a ABInbev e a Kraft Heinz. Tem como pontos centrais a meritocracia, o senso de dono e a busca por eficiência.
São características importantes para lidar com uma certeza a quem faz negócios no Brasil ao longo das décadas, como destaca Jereissati: a volatilidade. "A Ambev é uma multinacional brasileira com atuação na América, principalmente na América Latina. E a América Latina é volátil", diz. "Já passamos por diferentes momentos sociais, por diversos ciclos econômicos. Foram e são muitos desafios. Por isso, o importante é se manter consistente para navegar em um ambiente que muda o tempo todo".
Nos primeiros anos de seu protagonismo no mercado brasileiro, o foco estava na eficiência operacional. Depois, nos 90, a ampliação da capacidade, sobretudo com a fusão de Brahma e Antarctica, em 199. Na sequência, a expansão internacional que se consolidou no século 21. Mais recentemente, explica Jereissati, o foco está em ampliar a atuação.
"Investimos muito em P&D e nos tornamos uma plataforma de inovação, que vai desde novas marcas até novos serviços, como o Zé Delivery e o BEES. Atualmente, estamos investindo muito em tech", afirma.
A companhia também está indo além de sua zona de conforto ao investir, por exemplo, no mercado de vinhos. Os tempos de liderança e conforto com marcas arrasa quarteirão ficou para trás. Para manter-se líder num setor em constante transformação a Ambev investe. E, como sempre, aposta na formação de pessoas. Essa receita segue tão relevante quanto era 50 anos atrás.
Créditos

Lucas Amorim
Diretor de redação da ExameJornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, começou a carreira no Diário Catarinense. Está na Exame desde 2008, onde começou como repórter de negócios. Já foi editor de negócios e coordenador do aplicativo da Exame.Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Empresas colocam o seguro na jornada de compra do consumidor
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais