Lojas Renner S.A. cria programa para mulheres da cadeia produtiva da moda

Iniciativa irá beneficiar empreendedoras da cadeia produtiva da moda por meio de educação financeira, possibilidade de acesso ao crédito e mentoria sobre gestão
Programa para empreendedoras que fazem parte da cadeia produtiva da moda (Guido Mieth/Getty Images)
Programa para empreendedoras que fazem parte da cadeia produtiva da moda (Guido Mieth/Getty Images)
I
Isabela Rovaroto

Publicado em 05/08/2022 às 15:01.

Última atualização em 05/08/2022 às 15:29.

O empreendedorismo é uma atividade em constante crescimento e que registrou forte avanço nos últimos dois anos no Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Atenta a esse movimento, a Realize CFI, pilar financeiro da Lojas Renner S.A., lidera o projeto o programa Voa Guria.

Assine a newsletter EMPREENDA, a nova newsletter semanal da EXAME para quem faz acontecer nas empresas brasileiras

A iniciativa irá beneficiar empreendedoras que fazem parte da cadeia produtiva da moda, em especial pequenas oficinas de costura, por meio de educação financeira, empoderamento feminino, possibilidade de acesso ao crédito e mentoria sobre gestão.

"Queremos potencializar o impacto social que podemos ter na cadeia produtiva da moda e no ecossistema da Lojas Renner S.A., proporcionando conhecimento e oferecendo acesso ao crédito com juros baixos e orientação do início ao fim do processo de aporte”, diz Gustavo Maniero, diretor da Realize CFI.

Conheça as etapas do programa

O programa será realizado em quatro etapas:

  • Na primeira, as participantes passarão por uma trilha de conhecimento com conteúdos exclusivos sobre gestão empresarial e educação financeira.
  • Em seguida, haverá um processo de avaliação que selecionará 25 participantes que passarão para a fase de pré-credito, quando ocorre mentoria exclusiva para a construção do plano de negócios, passo necessário para a solicitação do microcrédito.
  • Na fase seguinte, as empreendedoras serão avaliadas para a elegibilidade ao recurso financeiro, contando com apoio de mentores para os processos legais e operacionais. Todo processo de capacitação das empreendedoras fica a cargo do Instituto Lojas Renner. Já a concessão do crédito é de responsabilidade da Realize CFI.
  • Após serem contempladas com o microcrédito, que pode chegar a valores de até R$ 7 mil, as selecionadas receberão o acompanhamento de profissionais parceiros para realizar as demonstrações de fluxo de caixa e capacidade de pagamentos, mantendo, assim, a saúde do negócio após o programa.

Como participar

As empreendedoras precisam fazer uma pré-inscrição neste link, que tem a finalidade de sinalizar interesse em receber o comunicado referente à abertura do edital para inscrição no programa.

Lojas Renner S.A cria programa de educação financeira e crédito para mulheres da cadeia produtiva da moda