Exame Logo

Japonesas desistem de fusão que criaria megacervejaria

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram nesta segunda-feira de seus planos ambiciosos para se fundirem e criar uma das maiores cervejarias do mundo. Depois de meses de negociações, os dois lados não conseguiram resolver diferenças profundas sobre qual deles iria administrar o grupo fundido, que teria 3,8 trilhões de ienes […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram nesta segunda-feira de seus planos ambiciosos para se fundirem e criar uma das maiores cervejarias do mundo. Depois de meses de negociações, os dois lados não conseguiram resolver diferenças profundas sobre qual deles iria administrar o grupo fundido, que teria 3,8 trilhões de ienes (US$ 42,5 bilhões) em receita anual e rivalizaria com a Anheuser-Busch InBev.

O fracasso das negociações também implica insatisfação com a influência da família fundadora da Suntory e sinaliza os problemas que as companhias japonesas podem enfrentar no processo de consolidação. Embora a Kirin supere a Suntory em tamanho, a família controladora da Suntory, que tem uma participação de 90% nesta companhia, poderia ficar com mais de um terço do grupo combinado.

Veja também

Quando as negociações foram anunciadas em julho, analistas disseram que uma fusão seria benéfica para as duas companhias e também sinalizaria que as empresas japonesas estariam mais preparadas para adotar medidas mais agressivas para cortar o excesso de capacidade. O fracasso das conversas, portanto, representa um revés e indica que o caminho para a consolidação é árduo.

"É muito, muito difícil conquistar a racionalização. Portanto, há empresas que estão agonizando há muito tempo no Japão, num processo que costuma se estender por décadas", disse o estrategista Peter Eadon-Clarke, da Macquarie Securities em Tóquio.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame