Negócios

Japonesas desistem de fusão que criaria megacervejaria

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram nesta segunda-feira de seus planos ambiciosos para se fundirem e criar uma das maiores cervejarias do mundo. Depois de meses de negociações, os dois lados não conseguiram resolver diferenças profundas sobre qual deles iria administrar o grupo fundido, que teria 3,8 trilhões de ienes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram nesta segunda-feira de seus planos ambiciosos para se fundirem e criar uma das maiores cervejarias do mundo. Depois de meses de negociações, os dois lados não conseguiram resolver diferenças profundas sobre qual deles iria administrar o grupo fundido, que teria 3,8 trilhões de ienes (US$ 42,5 bilhões) em receita anual e rivalizaria com a Anheuser-Busch InBev.

O fracasso das negociações também implica insatisfação com a influência da família fundadora da Suntory e sinaliza os problemas que as companhias japonesas podem enfrentar no processo de consolidação. Embora a Kirin supere a Suntory em tamanho, a família controladora da Suntory, que tem uma participação de 90% nesta companhia, poderia ficar com mais de um terço do grupo combinado.

Quando as negociações foram anunciadas em julho, analistas disseram que uma fusão seria benéfica para as duas companhias e também sinalizaria que as empresas japonesas estariam mais preparadas para adotar medidas mais agressivas para cortar o excesso de capacidade. O fracasso das conversas, portanto, representa um revés e indica que o caminho para a consolidação é árduo.

"É muito, muito difícil conquistar a racionalização. Portanto, há empresas que estão agonizando há muito tempo no Japão, num processo que costuma se estender por décadas", disse o estrategista Peter Eadon-Clarke, da Macquarie Securities em Tóquio.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Double 11: e-commerce chinês se prepara para maior festival de compras

Segredos revelados: como a Smart Fit reinventou o modelo de academias e dominou a América Latina

O Brasil está pegando fogo. Esta empresa tem uma solução — e já combateu 25.000 incêndios

Após criar um negócio milionário com a venda de insumo a hospitais, ela quer ajudá-los a comprar bem