Exame Logo

JAL vai pedir concordata este mês mês, diz jornal

O organismo para recuperação criado pelo governo do Japão vai reduzir drasticamente os serviços da Japan Airlines (JAL) e pedir que os credores da empresa aérea perdoem a dívida de 350 bilhões de ienes (US$ 3,77 bilhões) em uma concordata que a companhia vai pedir em meados deste mês, afirmou o jornal The Nikkei em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O organismo para recuperação criado pelo governo do Japão vai reduzir drasticamente os serviços da Japan Airlines (JAL) e pedir que os credores da empresa aérea perdoem a dívida de 350 bilhões de ienes (US$ 3,77 bilhões) em uma concordata que a companhia vai pedir em meados deste mês, afirmou o jornal The Nikkei em sua edição de sábado.

O organismo criado pelo governo japonês, chamado Enterprise Turnaround Initiative Corp. of Japan, ou Etic, dará suporte financeiro à JAL assim que a companhia pedir proteção judicial. Essa estrutura deverá garantir a transparência do processo e pavimentar o caminho para medidas de reestruturação drásticas. Espera-se que o Etic atue como administrador da companhia nomeado pelo tribunal.

Veja também

Para garantir que a JAL tenha fundos para suas operações diárias, o Etic e o Banco de Desenvolvimento do Japão deverão oferecer um total de 600 bilhões de ienes em crédito para empréstimos-ponte. A JAL vai acelerar as medidas de reestruturação, cortando a força de trabalho em cerca de 13 mil em um período de três anos. A companhia também poderá cancelar mais 26 rotas domésticas e internacionais, além das 21 já encerradas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame