Negócios

Jaguar se alia a Waymo para entrar no mercado de carros 100% autônomos

Tecnologia será empregada em novo modelo de carro elétrico destinado a futuro serviço de táxis sem condutores

Sem motorista: tecnologia tem sido questionada após acidente envolvendo veículo autônomo nos EUA (chombosan/Thinkstock)

Sem motorista: tecnologia tem sido questionada após acidente envolvendo veículo autônomo nos EUA (chombosan/Thinkstock)

A

AFP

Publicado em 27 de março de 2018 às 21h08.

A fabricante de automóveis britânica Jaguar vai se associar à Waymo, filial da Google, para desenvolver uma versão completamente autônoma do I-Pace, seu novo modelo de carro elétrico de luxo, destinado ao futuro serviço de táxis sem condutor da tecnológica.

O anúncio foi feito após um acidente mortal envolvendo um veículo da Uber - grande concorrente da Waymo no setor - resgatar as preocupações sobre esta tecnologia, considerada por muitos o futuro do transporte. Devido ao acidente, a Uber teve que suspender todos os seus testes em vias públicas.

Segundo um comunicado da Jaguar Land Rover publicado nesta terça-feira, Jaguar e Waymo "desenvolverão conjuntamente o primeiro veículo elétrico autônomo de luxo para o serviço de transporte sem condutor da Waymo.

A fabricante de automóveis tinha apresentado, no começo deste mês, o I-PACE, um modelo completamente elétrico que já está disponível no Reino Unido a partir de 71.300 euros (88.425 dólares). O carro tem algumas capacidades de direção autônoma, como os modelos da americana Tesla.

Mas, com essa associação, o modelo será completamente autônomo, graças à tecnologia da Waymo.

"O novo modelo autônomo Jaguar I-Pace combina o design inovador típico da Jaguar com a revolucionária tecnologia de condução autônoma da Waymo", disse a Alphabet, empresa matriz da Google.

O I-PACE autônomo "começará a ser testado em nossa frota neste ano" para depois fazer um lançamento mais amplo, indicou a Waymo, empresa que almeja lançar um serviço de táxis autônomos neste ano.

"Serão construídos até 20.000 I-PACE nos dois primeiros anos de produção e logo estarão disponíveis para os clientes o serviço sem motorista da Waymo, realizando potencialmente 1 milhão de trajetos por dia", acrescentou Jaguar Land Rover.

Acompanhe tudo sobre:CarrosGoogleJaguarUber

Mais de Negócios

Com US$ 123,5 milhões de dívidas, o BuzzFeed ainda tem salvação?

Com expansão de unidade, ArcelorMittal posiciona SC como polo de inovação em aço

Para Bill Gates, estes são os melhores livros de 2024

Elas criaram startup que conecta pequenos produtores a grandes indústrias