Acompanhe:
seloNegócios

Honda anuncia parada temporária da produção de motos em Manaus

Segundo a montadora, a decisão se deve aos impactos da covid-19 na cadeia de suprimentos e ao agravamento da pandemia no estado

Modo escuro

Continua após a publicidade
Fábrica de motos da Honda no Brasil (Atônio Milena/ABr/Divulgação)

Fábrica de motos da Honda no Brasil (Atônio Milena/ABr/Divulgação)

J
Juliana Estigarribia

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às, 11h53.

Última atualização em 22 de janeiro de 2021 às, 17h58.

A Honda anunciou na manhã desta sexta-feira, 22, a paralisação temporária da produção de motos no complexo de Manaus, no Amazonas, em virtude dos impactos da covid-19 na cadeia de suprimentos.

Segundo a montadora, a pandemia tem ocasionado falta de insumos para a produção. Além disso, o agravamento da crise de saúde no estado também contribuiu para a decisão.

Por ora, a parada está prevista do dia 25 de janeiro a 3 de fevereiro. A retomada está prevista para 4 de fevereiro, "desde que as condições necessárias sejam atendidas", informou em comunicado.

Em nota à EXAME, a montadora afirma que, para retomar a produção, será preciso normalização na oferta de insumos produtivos e avaliação contínua do cenário sanitário na região.

Durante o período de paralisação, os funcionários das áreas administrativas e produtivas entrarão em férias coletivas, com contingente mínimo para realização de atividades essenciais. A Honda possui o maior complexo fabril de Manaus, com cerca de 7.000 funcionários.

A fábrica da montadora, a maior do país no segmento de motos, é altamente verticalizada, produzindo desde a usinagem de peças, passando por rodas até a montagem final. A capacidade instalada é de cerca de um milhão de unidades por ano.

Há cerca de dois anos, o complexo recebeu um investimento de 500 milhões de reais para modernização e atualização de produtos. A marca é líder absoluta em motos no Brasil, com cerca de 80% de participação de mercado.

A operação da Honda em Manaus é muito importante para a região. A fábrica foi inaugurada em meados da década de 1960 e, desde então, uma extensa cadeia depende da produção da empresa, de forma direta e indireta.

Mas a montadora vem enfrentando um problema que se espalha pela indústria automotiva: a falta de peças. A cadeia produtiva sofreu uma quebra em função da covid-19, com dificuldades de importação, aumentos dos custos com dólar e logística e consequente incapacidade de atender ao aumento súbito da demanda.

A Honda reforça que "está adotando todas as medidas possíveis para preservar a saúde e segurança das pessoas e minimizar os impactos da pandemia em sua cadeia de valor, bem como inconvenientes ao consumidor, que pode ser afetado pela indisponibilidade de produtos."

Crise de saúde

Com a crise de saúde que Manaus vem enfrentando devido ao aumento dos casos de covid-19 e à falta de oxigênio no estado, a Honda viu suas operações impactadas pela conjuntura.

A montadora afirma que tem contribuído em diversas ações no combate à pandemia. Recentemente, em caráter emergencial, a Honda doou 454 cilindros de oxigênio ao estado do Amazonas, reforçando que seguirá "empenhada na recarga e reabastecimento" do insumo.

Além disso, a rede de concessionárias da marca em todo o país se uniu a essa mobilização para ampliar o volume de oferta de oxigênio ao sistema de saúde local.

A montadora também utiliza oxigênio em alguns processos da operação de manufatura de parte dos modelos da marca.

Últimas Notícias

Ver mais
Carros elétricos chineses já preocupam Nissan e Honda
seloNegócios

Carros elétricos chineses já preocupam Nissan e Honda

Há 12 horas

Nissan e Honda anunciam acordo para explorar aliança de veículos elétricos
seloNegócios

Nissan e Honda anunciam acordo para explorar aliança de veículos elétricos

Há 3 dias

STF valida fim de isenção fiscal de petróleo na Zona Franca de Manaus
Brasil

STF valida fim de isenção fiscal de petróleo na Zona Franca de Manaus

Há uma semana

Internet ruim e apagão: os desafios da startup amapaense Tributei para criar um negócio de milhões
seloNegócios

Internet ruim e apagão: os desafios da startup amapaense Tributei para criar um negócio de milhões

Há 3 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais