Greenfluencers: 7 influenciadoras de sustentabilidade para começar a seguir hoje
‘Influenciadores verdes’ usam as redes sociais para dar dicas de como transformar o próprio cotidiano para um estilo de vida mais consciente e responsável
Entre os temas mais quentes do momento, sustentabilidade e meio ambiente têm concentrado a atenção do mundo todo - seja no noticiário ou nas redes sociais, onde a agenda ambiental tem ganhado cada vez mais visibilidade e importância impulsionada pelos chamados greenfluencers , influenciadores digitais com foco em sustentabilidade.
Acesse o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.
Com uma conta gratuita.
Também conhecidos como “influenciadores verdes”, essas figuras estão ressignificando o que é ser sustentável no dia a dia. A partir de iniciativas que começam dentro de casa, mostram que existe um caminho acessível e efetivo para quem deseja ter um estilo de vida mais consciente e responsável do ponto de vista ambiental.
Continua após a publicidade
Em conteúdos criativos e informativos, as greenfluencers compartilham dicas, boas práticas, receitas e lições valiosas para uma rotina sustentável, além de levantarem discussões e reflexões relevantes. Confira 7 influenciadoras de meio ambiente para começar a seguir:
Veja também
1. Aline Matulja (@alinematulja)
Engenheira ambiental por formação e mestre em Saúde Pública, Aline Matulja é declaradamente apaixonada pelo meio ambiente desde que começou os seus estudos. Trabalhou como consultora ambiental por anos até começar o seu próprio empreendimento, em 2015, a Roda Ambiental, uma consultoria especializada em projetos de sustentabilidade para pequenas e médias empresas.
Hoje, é apresentadora do podcast Casa Floresta, do Instituto Socioambiental (ISA), e do programa Menos é Demais, do Discovery Home & Health Brasil, além de também ser uma voz ativa pela sustentabilidade e educação ambiental no Instagram, compartilhando, de forma descontraída e didática, discussões, eventos, reflexões e explicações de conceitos e pautas importantes para a agenda ambiental.
2. Fernanda Cortez (@menos1lixo)
A empresária Fernanda Cortez é a idealizadora do projeto Menos 1 Lixo, plataforma de educação ambiental que incentiva consumidores a mudarem pequenos hábitos em nome do planeta - a começar, por exemplo, pela substituição de copos descartáveis por reutilizáveis, principal produto da marca.
O projeto surgiu do desejo de repensar o próprio consumo, uma necessidade que Cortez despertou em si mesma depois de assistir ao documentário “Trashed - Para Onde Vai Nosso Lixo”, de 2012. Hoje, é considerado o movimento sobre consumo consciente mais influente do Brasil.
Fernanda também é ativista ambiental, empreendedora, palestrante. Foi defensora da ONU Meio Ambiente na campanha Mares Limpos por quatro anos, além de conselheira do Greenpeace. Em 2017, foi premiada pela Geração Glamour 2018 como a mulher mais influente no segmento de sustentabilidade.
No Instagram da Menos 1 Lixo, o movimento compartilha dicas para viver e consumir de forma consciente e responsável, indica receitas para uma alimentação mais saudável e sustentável, e ainda levanta discussões, reflexões e curiosidades sobre a relação humana com o meio ambiente.
3. Cristal Muniz (@umavidasemlixo)
No Brasil, a designer Cristal Muniz é uma das maiores representantes do movimento Zero Waste (“desperdício zero”, em inglês), que incentiva a reutilização dos itens que consumimos, num ciclo natural e sustentável.
“Foi só quando fui morar sozinha que percebi quanto lixo desnecessário eu produzia o tempo todo só por viver. Eu precisava comer, tomar banho, limpar a casa, mas será que precisava de um montão de produtos e embalagens para isso? O movimento lixo zero me mostrou que não”, conta em seu blog, Uma Vida Sem Lixo.
Entre fotos e vídeos no Instagram, Cristal ensina como trocar os produtos que consumimos no dia a dia por opções mais sustentáveis, como descartar de forma responsável, e diversas receitas para reaproveitar alimentos.