Globoplay faz parceria com Samsung para levar streaming para a TV aberta

Novidade estará disponível em nova linha de aparelhos lançados pela fabricante sul-coreana

O Globoplay e a Samsung anunciaram hoje parceria inédita que integra os recursos do streaming da Globo com a TV aberta. Funciona assim: durante uma transmissão do Big Brother Brasil, por exemplo, os assinantes do Globoplay podem escolher ir direto para as câmeras ao vivo a partir da sintonia do canal Globo da TV aberta com um simples clique.

Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, disse que a chamada TV híbrida vai permitir uma nova experiência. Isso é possível, disse ele, pois o Globoplay é pré-embarcado na engenharia dos aparelhos de TV que estão sendo lançados neste ano pela fabricante coreana.

— A inovação dessa parceria é a construção de uma nova experiência com a TV híbrida. Criamos uma ponte entre a transmissão da TV aberta tradicional da Globo recebida pela antena com o Globoplay conectado à internet. Com isso, começamos a derrubar a barreira entre o consumo linear da TV aberta e o on demand do Globoplay. Não vai importar de onde vem o conteúdo. Isso abre um universo de novos negócios e ofertas —  disse Barros.

Segundo Erico Traldi, diretor de produto da divisão de TV da Samsung Brasil, haverá uma mudança na forma de se assistir TV. Ele destacou que, desde o início do isolamento social por conta da pandemia, o uso de aplicativos nas televisões aumentou em 40%.

— A gente não vai mais assistir TV aberta de forma estática. O streaming começa a se misturar com a TV aberta. É a TV híbrida. Dependendo da programação que está sendo veiculada, sobe um trilho na tela com a interface entre o Globoplay e a TV aberta da Globo — explicou Traldi, em evento transmitido pela internet.

O novo recurso estará disponível nas novas linhas de produtos apresentados hoje pela companhia. São diversos modelos, com resolução de imagem em 4K,  8K e uma nova categoria chamada Crystal, que une recursos como inteligência artificial, comandos de voz e assistentes virtuais, como Alexa (da Amazon) e Bixby (da própria Samsung), e proecessadores que aprimoram a qualidade de imagem.

— Todo mundo dentro de casa fez com que o setor de TVs não parasse. As pessoas passaram a assistir mais TV e muitos consumidores sentiram a necessidade DE trocar de aparelho, por versões mais modernas — explicou Traldi.

Vendas em alta

A avaliação de Traldi pode ser endossada pelos dados da consultoria GKF. Em maio, as vendas subiram cerca de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado.  Fernando Baialuna, diretor de varejo da consultoria, disse que o setor começou a apresentar alta nas vendas a partir de maio, já que o brasileiro entrou na fase de consumo por indulgência.

— As vendas vêm crescendo semana a semana desde maio, com a retomada do consumo, que tende a ter uma recuperação daqui para frente. No ano, até junho, as vendas acumuladas no setor estão com alta de 0,1%, o que é importante já que muitas categorias apresentam recuo — informou Baialuna.

O Globopaly também ganhou, ao lado da Amazon e da Netflix, um botão específico no controle remoto das TVs da marca. A companhia ainda integrou seus novos modelos aos serviços de música da Apple.

— A TV ganha uma importância como o centro de entretenimento da casa — completou Traldi.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.