Negócios

Fujifilm vai processar Xerox por abandonar acordo de fusão

Xerox desistiu do negócio esta semana em um acordo com os investidores ativistas Carl Icahn e Darwin Deason

Fujifilm: empresa planeja processar a Xerox em breve, alegando que a empresa norte-americana de copiadoras não tem direito legal rescindir unilateralmente a fusão (Thomas White/Ilustração/Reuters)

Fujifilm: empresa planeja processar a Xerox em breve, alegando que a empresa norte-americana de copiadoras não tem direito legal rescindir unilateralmente a fusão (Thomas White/Ilustração/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de maio de 2018 às 09h37.

Tóquio - A Fujifilm Holdings planeja processar a Xerox em breve, alegando que a empresa norte-americana de copiadoras não tem direito legal rescindir unilateralmente a fusão entre as duas empresas de 6,1 bilhões de dólares, disse um alto executivo da Fujifilm nesta sexta-feira.

"Nós estamos no momento conversando com advogados sobre o cronograma para ingressar com o processo e planejamos ir ao tribunal assim que possível", disse o vice-presidente de operações, Kenji Sukeno, em um comunicado sobre o balanço.

Em janeiro, Fujifilm e Xerox acertaram um acordo complexo para unir a Xerox à joint venture asiática de 56 anos Fuji Xerox e dar o controle à Fujifilm.

A Xerox desistiu do negócio esta semana em um acordo com os investidores ativistas Carl Icahn e Darwin Deason, que se opunham ao negócio dizendo que ele subvalorizava a empresa norte-americana.

O acordo também levou o presidente-executivo da Xerox, JeffJacobson, principal arquiteto da operação, e outros cinco diretores a se demitirem. John Visentin, contratado por Icahn para auxiliar em sua campanha contra a Xerox, substituiu Jacobson.

Sukeno disse que a Fujifilm vai mostrar por meio do litígio que a Xerox não tem direito legal de interromper o acordo de forma unilateral e que o acordo é de interesse dos acionistas da Xerox.

Ele também disse que, se o novo conselho de administração da Xerox fizer novas propostas, a empresa japonesa vai considerá-las apenas quando elas forem benéficas aos acionistas da Fujifilm".

"Nós não precisamos de pressa para fechar esse acordo. Nós não estamos limitados pelo tempo", disse ele.

Porta-vozes da Xerox não foram localizados imediatamente para comentar.

Acompanhe tudo sobre:FujifilmFusões e AquisiçõesProcessos judiciaisXerox

Mais de Negócios

Com US$ 123,5 milhões de dívidas, o BuzzFeed ainda tem salvação?

Com expansão de unidade, ArcelorMittal posiciona SC como polo de inovação em aço

Para Bill Gates, estes são os melhores livros de 2024

Elas criaram startup que conecta pequenos produtores a grandes indústrias