Exame Logo

Fiat vai parar produção na Itália por 2 semanas

Milão - A Fiat vai paralisar a produção na Itália por duas semanas a partir de 22 de fevereiro e dispensar temporariamente cerca de 30 mil trabalhadores por causa de uma queda nas encomendas. "Anunciamos hoje que todas as fábricas vão parar entre 22 de fevereiro e 7 de março", disse um porta-voz da Fiat. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Milão - A Fiat vai paralisar a produção na Itália por duas semanas a partir de 22 de fevereiro e dispensar temporariamente cerca de 30 mil trabalhadores por causa de uma queda nas encomendas. "Anunciamos hoje que todas as fábricas vão parar entre 22 de fevereiro e 7 de março", disse um porta-voz da Fiat.

"A dispensa temporária anunciada hoje deve ser vista em relação à tendência de encomendas este mês", afirma comunicado da Fiat. "Após um período positivo no fim de 2009, as encomendas recebidas na Itália em janeiro encolheram drasticamente para um nível que é ainda mais baixo do que o registrado em janeiro do ano passado, quando o mercado estava em grave crise", acrescenta.

Veja também

A empresa afirma que decidiu ajustar a produção, antecipando que a tendência negativa vai continuar. O anúncio é feito um dia depois de a Fiat ter divulgado prejuízo líquido acima do esperado em 2009, embora prometa voltar ao lucro este ano desde que os governos europeus continuem incentivando a compra de veículos ecológicos.

A empresa teve prejuízo líquido de 848 milhões de euros em 2009, depois de apresentar lucro de 1,72 bilhão de euros no ano anterior. A perda anual é a primeira para a Fiat desde que voltou ao lucro em 2005 sob a direção dinâmica de Sergio Marchionne, apontado como responsável pela recuperação da companhia depois de quatro anos seguidos de prejuízo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame