EUA sanciona empresa chinesa por fazer negócios com companhia aérea do Irã

Ação congela quaisquer bens da Shanghai Saint Logistics nos EUA e proíbe norte-americanos em geral de negociarem com a empresa

Os Estados Unidos impuseram sanções nesta terça-feira a uma empresa sediada na China que acusaram de agir em nome da Mahan Air, empresa de aviação iraniana incluída em uma lista de companhias proibidas, disse o Departamento do Tesouro norte-americano, alertando que novas punições podem ser impostas àqueles que fizerem negócios com a aérea.

O Tesouro dos EUA disse em um comunicado que a Shanghai Saint Logistics Limited atuou como uma agente geral de vendas para a Mahan Air, que autoridades de contraterrorismo dos Estados Unidos colocaram em uma lista de sanções em 2011.

A ação desta terça-feira congela quaisquer bens da Shanghai Saint Logistics nos EUA e proíbe os norte-americanos em geral de negociarem com a empresa.

"Não hesitaremos para visar as entidades que continuam a manter relações comerciais com a Mahan Air", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, no comunicado.

O Departamento do Tesouro disse no mesmo texto que a Mahan Air está operando voos fretados para técnicos e equipamento técnico iraniano rumo à Venezuela, usando materiais originários da China, para dar apoio ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Uma autoridade de alto escalão do governo do presidente Donald Trump disse à Reuters na semana passada que os EUA estão estudando as medidas que podem adotar em reação ao envio iraniano de combustível à Venezuela em crise.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.