Eike Batista critica nacionalização na Argentina à CNBC

Bilionário deu uma entrevista à emissora americana CNBC sobre investimentos estrangeiros e disse que Dilma não toma atitudes populistas em relação ao capital

São Paulo - O empresário Eike Batista afirmou hoje em entrevista ao canal CNBC que a nacionalização da Repsol YPF promovida pelo governo da Argentina é um grande erro e é "muito triste". Em entrevista à jornalista Maria Bartiromo, também disse que o investimento estrangeiro é benéfico aos países, se ele for bem aplicado.

"O capital estrangeiro produtivo deve ser sempre bem-vindo sob as condições certas. A tributação do petróleo já era muito alta na Argentina. Eles não precisavam fazer isso", afirmou Eike.

Falando sobre o Brasil, ele disse acreditar que, agora, o país deve lutar pelo pleno emprego e para manter seu ritmo de crescimento, mesmo com a desaceleração econômica e com a alta das commodities.

Eike também fez comentários sobre a presença da presidente Dilma Rousseff no seu superporto de Açu. Disse que ela acredita que uma parceria entre suas empresas e a Petrobras é "benéfica para todo mundo". Eike  não considera que Dilma está tomando atitudes populistas e nem que ela pretenda estatizar as empresas, mas sim que a presidente acredita no potencial das grandes companhias nacionais, como a Vale e a Petrobras.

O empresário acredita que o Brasil atualmente ainda está vivendo um impulso econômico similar ao que países desenvolvidos tiveram no passado.  "O Brasil está vivendo o "boom" que vocês, americanos, viveram nos anos 90, quando 15 milhões de imigrantes chegaram. Esse é exatamente o cenário que estamos vivendo no Brasil".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.