Superação de Desafio com Automação e Informatização em Laboratório de Ensaio e/ou Amostragem

Os laboratórios de controle de ensaio e/ou amostragem necessitam de um trabalho extremamente atencioso e dedicado, uma vez que falhas são inadmissíveis nessa área. Sendo assim, cria-se uma rotina de trabalho, que às vezes, pode se tornar desgastante e pouco produtiva ao colaborador, gerando desafios cada vez maiores para o laboratório.

Agrega-se a isso, em muitos casos, a falta de estrutura física e/ou humana para execução da demanda o que agrava ainda mais o funcionamento e as atividades exercidas.

Afirmado por Steve Conly, Vice-Presidente e Gerente Geral de Microbiologia da BD Diagnostics Systems, atualmente os laboratórios passam por desafios sem precedentes, onde são forçados a fazer mais com menos, processando volumes cada vez maiores, enquanto experimentam uma escassez de profissionais qualificados, ausência de tecnologias e uma pressão em redução de custo.

Conly declara que “os laboratórios devem se adaptar em um ambiente com padrões em evolução e tecnologias disponíveis” e  que “a falta de acesso a dados e análise de desempenho pode exacerbar ainda mais esse desafio, impedindo-os de compreender verdadeiramente todo o escopo de suas necessidades de recursos, de modo que possam fornecer continuamente resultados mais precisos, confiáveis ​​e oportunos”.

Para conseguir superar os desafios de inovação, frente ao cenário competitivo atual, a automação e a informatização são pontos fundamentais para que se possa ter uma alavancagem e diferenciação, de acordo com Steve Conly, pois uma vez implantadas de maneira correta podem:

  • automatizar tarefas demoradas,
  • aumentar a eficiência do laboratório no processamento de volumes maiores de amostras,
  • fornecer resultados com maior qualidade, mais precisos e de forma mais rápida,
  • liberar recursos preciosos de mão de obra para que o pessoal qualificado possa ser alocado a tarefas mais especificas e técnicas.

Ferramentas como Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais – LIMS (Laboratory Information Management System), Estratégias de Aumento de Produtividade (treinamento), Mapeamento de Processos e Automação de Processo são as maiores aliadas para vencer o desafio de manter o laboratório em perfeito funcionamento, proporcionando resultado sem dispêndios.

O Software LIMS “ajudam os laboratórios a criar um fluxo de trabalho integrado com uma única interface de usuário e fornece aos laboratórios acesso a dados e análises em tempo real. Os sistemas de informática baseados na nuvem também permitem que os dados sejam agregados em laboratórios da mesma rede, ajudando no benchmarking de desempenho, na análise e na padronização de protocolos. Os modernos sistemas de informática também garantem que os requisitos mais recentes de privacidade de dados e segurança cibernética sejam atendidos, ao mesmo tempo em que fornecem acesso sob demanda a informações, relatórios e análises que podem melhorar a produtividade do laboratório, reduzir erros e reduzir o tempo aos resultados”, confirma Steve Conly em suas palavras.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Mordor Ingelligence, o mercado mundial da computação em nuvem (fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais) deve atingir um valor de mercado de USD 33,6 bilhões até 2023, registrando um CAGR de 4,94% durante o período de previsão (2018 – 2023) em comparação com a avaliação realizada em 2017, sendo USD 25,1 bilhões.

Foi dentro desse cenário desafiador que Jacqueline Gomes – CEO do Laboratório Bioprolab – teve que modificar sua estrutura para que pudesse trazer inovação, praticidade e desempenho nas rotinas de sua empresa. De acordo com Jacqueline, “uma rotina de trabalho manual dentro do laboratório pode-se tornar desgastante e pouco produtiva, causando perda de muitas oportunidades de negócio, prejudicando até mesmo a saúde financeira do laboratório e criando um quadro de colaboradores desmotivados”.

Além de treinar sua equipe, de forma a capacita-la ainda mais ao mercado, de elaborar um mapeamento completo de suas rotinas, Jacqueline realizou a automação dos processos laboratoriais através da utilização do Sistema G-LIMS, da empresa Coredot.

Jacqueline afirma que com a utilização do G-LIMS, obteve-se uma redução de 67% no tempo gasto para emissão do certificado final, uma redução drásticas no consumo de papel (cerca de 85%), uma vez que todos os registros são digitais e uma melhor disposição da equipe de colaboradores, visto que apenas um colaborador é preciso para executar certas ações que antes eram realizadas por dois ou mais durante o processo.

O G-LIMS é um software de automação e gestão, intuitivo e simples de manusear, pois não exige um treinamento expansivo ou investimento alto. Pode ser personalizado de acordo com a necessidade do laboratório, proporcionando mais agilidade devido a capacidade de englobar todos os processos (controle financeiro, coleta, clientes, ordem de serviços, ensaios, entre outros), convergindo as informações e criando análises importantes sobre o resultado final, uma vez que sua tecnologia irá atuar no desenvolvimento destes. O sistema proporciona a redução do retrabalho, pois as margens de erros e perdas de tempo com preenchimentos manuais e documentos físicos são minimizadas uma vez que todos os processos são armazenados de maneira digital, em nuvem, estando disponíveis ao laboratório em apenas um clique. O G-LIMS atende a normativa da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Este resultado só é possível devido à automatização com a ferramenta correta, agregada de técnicas simples, criando uma organização informatizada, reduzindo custos extras, gasto de tempo em atividades e aumento da receita.

E tomando as palavras do Dr. Luiz Fernando Barcelos, Presidente da Sociedade Brasileiro de Análises Clínicas, em seu 45º Congresso, “a cada ano que passa, as inovações tecnológicas têm prazo de validade menor e impactam ainda mais as empresas sob o aspecto administrativo”, logo as ações para implementar novas tecnológicas e estratégias de automação de processos devem ser iniciadas o mais breve possível.

Para automatizar e acelerar os processos do seu laboratório com o G-LIMS, consulte um represente do sistema nesse link.

Website: http://glims.com.br/

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.