Startup entrega solução inovadora para empresas de consultoria

Já não é mais novidade que as Startups são uma realidade no Brasil. Ano após ano, surgem diferentes soluções para dores de mercados totalmente distintos, muitas originadas das denominadas startups. A ABStartups, Associação Brasileira de Startups, com apenas seis anos de existência, divulgou que no seu banco de dados já existem mais de 4,2 mil startups associadas. Além disso, segundo a FGV estima-se que já existem aproximadamente 40 aceleradoras que garantem aporte de recursos para o desenvolvimento destes empreendedores.

Recentemente, o mercado brasileiro de startups ganhou mais um ator importante, agora resolvendo uma grande dor do mercado de consultoria, o Evolutto. O Evolutto é um modelo de negócio de assinatura, também conhecido como modelo de negócio Saas (Software as a service), que fornece uma solução integrada para escalar serviços de consultoria.

A principal dor que o Evolutto resolveu

Igor Furniel, o idealizador da solução afirma que “existe um pano de fundo importante para o Evolutto. Durante meus 15 anos como consultor, sempre me incomodei com as limitações do modelo de negócio tradicional que limita o atendimento de apenas 5 a 7 clientes ao mesmo tempo”.

Outra dor relatada pelo empreendedor foi quanto a qualidade de vida. Para quem atua como consultor de empresas boa parte do tempo é vivido nas estradas e aeroportos e, consequentemente bem longe da família e amigos.

Apesar da solução ser uma novidade para muitos, o Evolutto já existe a aproximadamente oito anos. No início, toda metodologia era aplicada somente a empresa de consultoria do empresário. No final de 2017, ele resolveu introduzir a solução no mercado de consultoria e oferecer o serviço para todos os consultores que possuem a mesma dor. 

Como o Evolutto resolve as dores identificadas

O Evolutto é uma plataforma online de consultoria que permite um consultor criar diferentes produtos e definir os passos necessários para que o seu cliente consiga gerar a transformação esperada com os serviços contratados. Com a plataforma um único consultor consegue atender dezenas de clientes ao mesmo tempo, independente da localização geográfica.

Ao passo que o cliente consome o conteúdo da consultoria, o consultor tem controle absoluto e minucioso de tudo o que está acontecendo em tempo real.

Além da transferência de conhecimento, o cliente final pode se conectar ao seu consultor a qualquer momento com poucos cliques. O novo modelo de negócios quebra o paradigma de vender consultoria por hora e aconselha os consultores a ofertarem projetos fechados sem estipular um limite de interação, o que agrega muito valor aos serviços oferecidos.

Outra barreira quebrada pelo Evolutto foi a ideia de que consultoria é somente para empresas grandes. Como o Evolutto reduz a intensidade do consultor presencialmente, os custos com viagens, hospedagem, alimentação e outros envolvidos também são reduzidos, logo o valor do investimento também pode sofrer uma redução.

Sabendo que as vendas de consultoria em geral acontecem no boca a boca e que assim é muito difícil escalar, o Evolutto garante entregar todo o conhecimento de marketing e vendas que acumularam vendendo mais de R$ 30 milhões em consultoria pela internet. A Startup criou um modelo de precificação variável para garantir o envolvimento com seus clientes e crescer a partir do sucesso deles.

De acordo com Furniel: “o Evolutto não tem como objetivo eliminar a necessidade do consultor presencial, mas sim permitir que ele esteja lá apenas quando necessário! O método auxilia a decidir o melhor momento de visitar o cliente”. Esta junção entre o online e o presencial é o que foi denominado como consultoria híbrida pelo pessoal da startup.

Os resultados alcançados

Apesar de disponível para o mercado por pouco tempo, o Evolutto já atende empresas de consultoria especializadas em diversos ramos: implementação de sistemas de gestão, implementação da área de Recursos Humanos, Assessoria jurídica na prevenção de ações trabalhistas, Recrutamento e seleção de candidatos, Liderança para Resultado, Planejamento Estratégico, Gestão Organizacional, Logística, (MEG) Modelo de Excelência em Gestão, Comercial, Mapeamento e melhoria de processos, Planejamento de metas, Programa 5S, educação, eficiência energética e Projeção de resultados, Valuation, Estruturação de crédito e cobrança.

Sônia Padilha, diretora da GP Result, empresa especializada em gestão de pessoas foi uma das pioneiras a aderir o Evolutto. De acordo com a empresária: “A parceria com o Evolutto desde o princípio foi marcada pela flexibilidade em poder atender nosso Projeto de forma personalizada. O atendimento que nos é dado proporcionou agilidade na construção da GP Result. Com a plataforma Evolutto conseguimos em tempo recorde criar nosso MVP. Outro ponto que nos agrada muito é que nosso propósito de levar Resultados aos nossos clientes é compartilhado com o Evolutto, não nos sentimos apenas mais um cliente e sim parceiros do negócio.”

De olho no futuro

A startup já está preparando um marketplace para seus clientes, os Evolutters, nele os consultores poderão promover seus negócios e com a ajuda da startup atrair novos leads que administrados em um módulo de gestão de funil de vendas disponibilizado pela própria empresa. Furniel destaca ainda que já estuda o mercado americano como o próximo passo para a expansão de sua empresa.

Rompendo com o tradicionalismo 

A startup de Campinas propõe um rompimento com conceitos e paradigmas antigos do mercado de consultoria. Igor afirma que o Evolutto é bem mais do que um software, por outro lado ele considera um novo estilo de vida para quem vive neste cenário.

Para dar mais detalhes sobre o Evolutto e como ele modifica a forma de um consultor conduzir sua vida profissional e pessoal, Igor escreveu um e-book com detalhes de sua trajetória e como ele conseguiu escalar sua empresa de consultoria através de um método disruptivo e inovador para o mercado de consultoria.

Acesse o ebook: https://evolutto.com.br/download-gratuito-preparado-para-escalar-sua-consultoria/  

Website: https://evolutto.com.br/

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.