Negócios

Comece agora: 6 passos para implementar inteligência artificial na sua empresa

Experimento da Universidade de Stanford em parceria com o MIT apontou que funcionários conseguem realizar seu trabalho 35% mais rápido com ajuda da IA; veja como aplicá-la no seu negócio

Estudo mostra que 63% das empresas notaram algum ganho econômico com a aplicação da IA em suas operações. (David Gyung/Getty Images)

Estudo mostra que 63% das empresas notaram algum ganho econômico com a aplicação da IA em suas operações. (David Gyung/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 17 de maio de 2023 às 13h43.

Última atualização em 4 de julho de 2023 às 10h29.

Com a recente popularização de ferramentas como ChatGPT e MidJourney, a inteligência artificial (IA) voltou a fomentar discussões sobre o futuro do trabalho.

De um lado, estão aqueles que acreditam que a evolução da tecnologia começa desenhar um futuro apocalíptico para grande parte dos empregos. Do outro, aqueles que enxergam a automatização com mais otimismo – e encaram a aproximação da IA com o mercado como uma oportunidade de otimizar tempo e entregar melhores resultados.

A verdade é que ainda é cedo para dizer qual dos dois grupos está certo – mas alguns estudiosos do assunto já começaram a indicar o caminho mais provável.

Enquanto dados do Fórum Econômico Mundial refutam a ideia de que a evolução da IA dizimará todos postos de trabalho, uma pesquisa recente da Universidade de Stanford em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) indica que a aplicação de ferramentas de IA nas empresas pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em até 14 %.

Não à toa, dados da consultoria McKinsey mostram que mais da metade (63%) dos gestores globais notaram algum ganho econômico após a aplicação da IA em suas operações. E sugerem que 75% das empresas pretendem incorporar inteligência artificial nos próximos anos.

6 passos para implementar IA no seu negócio

Por se tratar de um assunto bastante novo – e em constante transformação – muitos líderes, empreendedores e gestores ainda têm dúvidas sobre como dar o primeiro passo para implementar inteligência artificial em seus negócios. Se este é o seu caso, o passo a passo que preparamos pode ajudar. Confira abaixo.

1. Familiarize-se com a IA

Antes de começar a implementar a IA, é essencial que você conheça os seus principais conceitos e aplicações. Você pode começar com a leitura de artigos e reportagens disponíveis na internet – que muitas vezes trazem entrevistas com especialistas no assunto ou mesmo mostram cases de empresas que já estão utilizando a tecnologia em seus negócios e podem servir de inspiração. Outra opção é participar de fóruns de discussão sobre o tema nas redes sociais.

Você também pode buscar por webinars e cursos sobre o assunto. Por se tratar de um conteúdo pensado didaticamente – e ministrado por especialistas com a chancela de um grupo educacional por trás – essa opção é a mais indicada para quem deseja se aprofundar verdadeiramente no universo da IA e fugir das informações questionáveis e dos “achismos” e que circulam pela internet.

Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios: em curso virtual e gratuito, especialista ajuda empresários e grandes líderes a darem os primeiros passos com a IA. Saiba mais aqui!

2. Identifique as áreas do seu negócio que podem se beneficiar da IA

Depois de ter uma base sobre o assunto, o próximo passo é entender como a inteligência artificial pode beneficiar a sua empresa. Realize uma análise detalhada dos processos e identifique áreas em que a IA pode melhorar a eficiência, a tomada de decisões ou a experiência do cliente. Com esse planejamento em mãos, você estará pronto para dar o próximo passo.

3. Defina metas claras e alcançáveis

Qual problema a inteligência artificial deve te ajudar a resolver e de que formas você pretende metrificar esse processo? Ter metas claras ajudará a orientar seus esforços e avaliar o sucesso da implementação.

Por isso, é importante estabelecer metas específicas e mensuráveis antes da implementação da IA no seu negócio. Alguns exemplos são:

  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Melhoria da precisão
  • Otimização de processos

4. Construa uma equipe especializada

    Para que os colaboradores possam lidar com a inteligência artificial de forma eficiente e segura, sua implementação requer planejamento e treinamento adequados.

    Para ajudar no processo de desenvolvimento e implementação de soluções de IA específicas para as necessidades do seu negócio, considere contratar profissionais com conhecimento em ciência de dados, aprendizado de máquina e programação

    Também é importante oferecer treinamento em IA para outros profissionais da empresa que podem se beneficiar do uso da tecnologia – como as área de vendas, marketing, contabilidade, logística, administração e outras.

    Curso gratuito: aprenda, na prática, como você pode se beneficiar das ferramentas de IA mais modernas do mercado na sua empresa

    5. Escolha as tecnologias de IA adequadas

    Existem várias tecnologias de IA disponíveis, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional – e a aplicabilidade de cada uma delas vai variar de acordo com as dores e necessidades da sua empresa.

    Por isso, familiarizar-se com o universo da inteligência artificial e identificar as principais necessidades do seu negócio são etapas tão essenciais do processo.

    Avalie cuidadosamente as opções disponíveis e escolha aquelas que se adequem melhor ao seu negócio. Considere também a possibilidade de utilizar soluções prontas, como as plataformas de IA disponíveis no mercado.

    6. Comece com projetos pilotos

    Por fim, antes de implementar a IA em larga escala, é recomendável começar com projetos pilotos. Isso permitirá testar e ajustar a aplicação da IA em um ambiente controlado, identificando desafios e oportunidades de melhoria antes de expandir a implementação para outras áreas da empresa.

    Minicurso gratuito ensina a utilizar ferramentas de IA  para elevar os resultados da sua empresa. Participe!

    • Este conteúdo é apresentado por EXAME Academy
    Acompanhe tudo sobre:branded marketingInteligência artificial

    Mais de Negócios

    TotalEnergies investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação para acelerar a transição energética

    Essa empresa criou uma "amiga artificial" para você conversar no WhatsApp e praticar inglês

    Boeing se declara culpada no caso dos acidentes do avião 737 Max

    20 franquias baratas para empreender em cidades do interior a partir de R$ 6.998

    Mais na Exame