Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloNegócios

Colorado, Hoegaarden e agora Corona: Ambev abre bares de marcas especiais

A ideia é que as marcas premium (como Colorado, Corona, Stella Artois) cresçam mais de 10% ao ano, enquanto as marcas tradicionais devem se manter estáveis

Modo escuro

A mais recente empreitada são os bares Vista Corona, voltados para a cerveja Corona (Scott Olson/Getty Images)

A mais recente empreitada são os bares Vista Corona, voltados para a cerveja Corona (Scott Olson/Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às, 16h30.

Última atualização em 20 de dezembro de 2019 às, 17h30.

A cervejaria Ambev está ampliando sua estratégia de abertura de bares voltados para cervejas especiais. Com esses espaços, a ideia é tornar as marcas mais conhecidas e proporcionar novas experiências de consumo.

A mais recente empreitada são os bares Vista Corona, voltados para a cerveja Corona. A primeira unidade foi aberta há algumas semanas no edifício Copan, em São Paulo, e há outro espaço em obras em Pinheiros, que deve abrir as portas na primeira semana de janeiro. O local, , que terá espaço para até 100 pessoas, terá iniciativas de sustentabilidade e programação relacionada ao surfe.

A cerveja Corona não é a única a ganhar espaços dedicados. Perto do novo espaço Vista Corona em Pinheiros, a Ambev já inaugurou o bar da Goose Island em janeiro de 2017 e, há cerca de um ano, um espaço da Hoegaarden.

A companhia também tem uma rede de franquias, o Bar do Urso, voltada à cerveja Colorado. A cervejaria artesanal, criada em Ribeirão Preto em 1996, foi adquirida pela Ambev em 2015. A Ambev lançou o modelo de franquias no ano passado, com três modelos, lojas de rua, quiosques e containers.

Ampliar o consumo de cervejas especiais está no centro da estratégia da companhia. Para o ano que vem, a cervejaria aposta em mais inovações e em escutar mais os desejos do consumidor. E um desses desejos é o consumo de produtos mais premium, além de bebidas próximas a cerveja.

Neste contexto, a ideia é que as marcas premium (como Colorado, Corona, Stella Artois) cresçam mais de 10% ao ano, enquanto as marcas tradicionais (Brahma, Skol, Antarctica) devem se manter estáveis. Nos nove primeiros meses do ano, a Ambev viu o volume de cerveja vendida crescer 2,6%. Já a alta da receita foi maior, de 7,4%, para 36,7 bilhões de reais.

Evolução da estratégia

A estratégia será liderada por um novo CEO. Jean Jereissati, atual diretor de marketing e vendas da cervejaria, a partir de primeiro de janeiro assume a presidência da companhia. Há cinco anos, quando assumiu a presidência, Bernardo Paiva, agora de saída, tinha objetivos palpáveis, como crescer no core, elevar produtos premium, crescer no canal “doméstico”, crescer em produtos próximos à cerveja.

Já os novos objetivos, como ouvir mais o consumidor e crescer além da cerveja, segundo relatório do Goldman Sachs são "consistentes com o que consideramos uma ampla evolução do modelo de negócios da empresa e, também, de sua cultura, agora menos focada em eficiências e produtividade por si só, e colocando, no centro de sua estratégia a preferência dos consumidores e as novas oportunidades que ferramentas digitais oferecem”.

Entre os exemplos desta nova cara da Ambev estão produtos lançados para atender demandas dos consumidores, como a Colorado Ribeirão (mais barata que as linhas tradicionais da Colorado) e a Brahma Duplo Malte (que reforça a busca por cervejas puro malte). Também fazem parte desta nova estratégia a Skol Beats 150 bpm e investimentos em bebidas não-alcóolicas, um nicho que deve ganhar força nos próximos anos.

Últimas Notícias

ver mais
Por que a espera no Starbucks é tão longa — e como a cafeteria global quer resolver o problema
seloNegócios

Por que a espera no Starbucks é tão longa?

Há 6 horas
Essa startup conecta atletas a bolsas de estudos. E acaba de receber R$ 1,6 milhão para expandir
seloNegócios

Essa startup conecta atletas a bolsas de estudos. E acaba de receber R$ 1,6 milhão para expandir

Há 12 horas
Hit em bairros nobres de SP, Cabana Burger aposta em franquias, mas quer evitar praça de alimentação
seloNegócios

Hit em bairros nobres de SP, Cabana Burger aposta em franquias, mas quer evitar praça de alimentação

Há 13 horas
Surdo aos 2 anos, ele criou um app usado por grandes empresas para contratar intérpretes de libras
seloNegócios

Surdo aos 2 anos, ele criou um app usado por grandes empresas para contratar intérpretes de libras

Há 14 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais