Negócios
Acompanhe:

Carros da Toyota no Brasil vão abastecer Paraguai e Uruguai

Montadora japonesa vai exportar modelo Etios para os países vizinhos a partir do mês que vem


	Etios: modelo produzido no Brasil passará a ser exportado para Uruguai e Paraguai
 (Toyota/Divulgação)

Etios: modelo produzido no Brasil passará a ser exportado para Uruguai e Paraguai (Toyota/Divulgação)

L
Luísa Melo

28 de outubro de 2014, 16h10

São Paulo - A partir do mês que vem, a Toyota do Brasil passará a exportar o modelo Etios para o Paraguai e o Uruguai. Hoje, ela só envia carros produzidos no país para a Argentina.

O anúncio foi feito pelo presidente da montadora para a América Latina, Steve St. Angelo, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, nesta terça-feira.

"É um pequeno passo para a Toyota, mas um grande salto para a indústria brasileira", afirmou o executivo.

Tornar o Brasil uma plataforma de exportação da Toyota é um sonho para ele. "Quem sabe um dia meus amigos e minha família nos Estados Unidos vão dirigir um carro fabricado no Brasil?", disse.

Balanço

Segundo o presidente da companhia no país, Koji Kondo, 2014 foi um ano excelente para a Toyota em toda a América Latina e Caribe, mas principalmente aqui.

Mesmo com o mercado brasileiro caindo 9%, entre janeiro e setembro, a montadora vendeu 136.000 veículos no Brasil, um crescimento de 6% comparado com o mesmo período em 2013.

As fábricas da empresa em Sorocaba e Indaiatuba, no estado de São Paulo, estão operando em capacidade máxima, de acordo com ele.

Até o fim do ano, a expectativa é de que 400.000 carros da marca sejam vendidos na América Latina e Caribe, segundo St. Angelo. É a região em que a Toyota mais cresce em todo o mundo.

Globalmente, foram mais de 5 milhões de unidades comercializadas até agora, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais novidades

De acordo com o presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, até o fim do ano o país terá 54 novas concessionárias da marca.

A empresa também anunciou que já está transferindo seu escritório administrativo de São Paulo para São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Lá, foi aberta a primeira fábrica da montadora fora do Japão, em 1962.

Além disso, a Toyota abrirá uma nova fábrica de motores em Porto Feliz, no interior paulista.

O Salão do Automóvel de São Paulo abre as portas para o público a partir do dia 30 de outubro e vai até 9 de novembro. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1.209.