Carros da Toyota no Brasil vão abastecer Paraguai e Uruguai
Montadora japonesa vai exportar modelo Etios para os países vizinhos a partir do mês que vem
Etios: modelo produzido no Brasil passará a ser exportado para Uruguai e Paraguai (Toyota/Divulgação)
28 de outubro de 2014, 16h10
São Paulo - A partir do mês que vem, a Toyota do Brasil passará a exportar o modelo Etios para o Paraguai e o Uruguai. Hoje, ela só envia carros produzidos no país para a Argentina.
O anúncio foi feito pelo presidente da montadora para a América Latina, Steve St. Angelo, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, nesta terça-feira.
"É um pequeno passo para a Toyota, mas um grande salto para a indústria brasileira", afirmou o executivo.
Tornar o Brasil uma plataforma de exportação da Toyota é um sonho para ele. "Quem sabe um dia meus amigos e minha família nos Estados Unidos vão dirigir um carro fabricado no Brasil?", disse.
Balanço
Segundo o presidente da companhia no país, Koji Kondo, 2014 foi um ano excelente para a Toyota em toda a América Latina e Caribe, mas principalmente aqui.
Mesmo com o mercado brasileiro caindo 9%, entre janeiro e setembro, a montadora vendeu 136.000 veículos no Brasil, um crescimento de 6% comparado com o mesmo período em 2013.
As fábricas da empresa em Sorocaba e Indaiatuba, no estado de São Paulo, estão operando em capacidade máxima, de acordo com ele.
Até o fim do ano, a expectativa é de que 400.000 carros da marca sejam vendidos na América Latina e Caribe, segundo St. Angelo. É a região em que a Toyota mais cresce em todo o mundo.
Globalmente, foram mais de 5 milhões de unidades comercializadas até agora, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mais novidades
De acordo com o presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, até o fim do ano o país terá 54 novas concessionárias da marca.
A empresa também anunciou que já está transferindo seu escritório administrativo de São Paulo para São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Lá, foi aberta a primeira fábrica da montadora fora do Japão, em 1962.
Além disso, a Toyota abrirá uma nova fábrica de motores em Porto Feliz, no interior paulista.
O Salão do Automóvel de São Paulo abre as portas para o público a partir do dia 30 de outubro e vai até 9 de novembro. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1.209.
Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
iFood pretende zerar emissões de carbono de suas operações
Há menos de um minuto • 1 min de leituraACE lidera rodada seed de R$ 3 milhões na Talent Academy
Há menos de um minuto • 1 min de leituraVenda de carros elétricos atinge nível recorde na União Europeia
Há menos de um minuto • 1 min de leituraAmericana Hostgator, de hospedagem de sites, compra gaúcha DLoja Virtual e mira e-commerce do Brasil
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais