Acompanhe:
seloNegócios

Caça Gripen é apresentado pela Força Aérea Brasileira; veja primeiro voo

O primeiro de 36 aviões comprados da sueca Saab em 2014 chegou ao Brasil em setembro

Modo escuro

Continua após a publicidade
O caça Gripen NG, da sueca Saab: patrulha das fronteiras (Sgt. Bianca/FAB/Divulgação)

O caça Gripen NG, da sueca Saab: patrulha das fronteiras (Sgt. Bianca/FAB/Divulgação)

D
Denyse Godoy

Publicado em 23 de outubro de 2020 às, 06h00.

Última atualização em 23 de outubro de 2020 às, 18h33.

Durante a comemoração do Dia do Aviador nesta sexta-feira, 23, em Brasília, a Força Aérea Brasileira vai apresentar o primeiro dos 36 caças F-39 Gripen comprados em 2014 da fabricante sueca Saab que chegou ao país. O presidente Jair Bolsonaro deve participar da exibição. A pandemia do novo coronavírus foi um duro golpe para as empresas aéreas brasileiras. Quer saber se já é hora de investir nessas companhias? Leia na EXAME Research.

Esse primeiro caça que chegou é uma versão de teste. A aeronave veio da Suécia em um navio que atracou no porto de Navegantes, em Santa Catarina, em 20 de setembro. Do aeroporto da cidade, voou para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Veja o primeiro vôo do Gripen de Navegantes a Gavião Peixoto:

O Gripen Flight Test Center (Centro de Teste de Vôo do Gripen), onde o caça ficará estacionado, é a sede do projeto no Brasil. Técnicos brasileiros e suecos já vêm trabalhado na transferência de tecnologia que faz parte do contrato de 4,5 bilhões de dólares. Cerca de 230 brasileiros já viajaram à Suécia para fazer treinamentos teóricos e práticos. “O Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate", disse Jackson Schneider, presidente da unidade de defesa e segurança da Embraer, durante uma cerimônia antes da primeira decolagem.  

A Embraer é responsável pelo desenvolvimento dos sistemas e pela montagem final dos caças no Brasil, que começa em 2021. Os aviões passam a ser a "espinha dorsal" do programa de defesa aérea brasileiro, usados, por exemplo, no monitoramento do espaço aéreo e das fronteiras do país, segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Últimas Notícias

Ver mais
Bolsonaristas têm 1ª derrota na Comissão de Educação e Nikolas pede por mudança nos membros
Brasil

Bolsonaristas têm 1ª derrota na Comissão de Educação e Nikolas pede por mudança nos membros

Há 15 horas

Jair Renan Bolsonaro vira réu por suposta fraude em empréstimo bancário
Brasil

Jair Renan Bolsonaro vira réu por suposta fraude em empréstimo bancário

Há 16 horas

Defesa de Bolsonaro diz que apresentará esclarecimentos sobre ida a embaixada para Moraes
Brasil

Defesa de Bolsonaro diz que apresentará esclarecimentos sobre ida a embaixada para Moraes

Há 16 horas

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões
ESG

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões

Há 21 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais