BP reduz investimentos para enfrentar queda nos preços
A petroleira britânica anunciou uma terceira rodada de cortes de gastos e mais vendas de ativos nos próximos anos
Modo escuro
BP: redução de gastos também a ajudaria a pagar indenização de 54 bilhões de dólares por um vazamento de petróleo nos EUA (Ben Stansall/AFP)
Publicado em 27 de outubro de 2015, 20h00.
Londres - A petroleira britânica BP anunciou nesta terça-feira uma terceira rodada de cortes de gastos e mais vendas de ativos nos próximos anos para enfrentar um prolongado período de preços fracos do petróleo.
A redução de gastos também a ajudaria a pagar indenização de 54 bilhões de dólares por um vazamento de petróleo nos Estados Unidos.
A empresa, que já vendeu cerca de 50 bilhões de dólares em ativos desde catastrófico vazamento de petróleo no Golfo do México, disse que deverá desinvestir mais 3 bilhões a 5 bilhões de dólares em 2016.
Petroleiras ao redor do mundo têm reduzido agressivamente seus gastos e custos operacionais no último ano para fazer frente a uma forte queda nos fluxos de caixa devido à baixa dos preços do petróleo.
Pela primeira vez desde 2010, a BP pode divulgar seu balanço trimestral sabendo o tamanho das penalidades relacionadas ao vazamento, eliminando um forte componente de incerteza. "Finalmente a BP pode ser uma companhia de petróleo mais normal e fazer o que empresas de petróleo e gás fazem, e eu estou muito empolgado com isso", disse o presidente-executivo Bob Dudley à Reuters em uma entrevista por telefone.
A BP disse que seus investimentos para este ano deverão ficar perto de 19 bilhões de dólares, ante estimativa anterior de 20 bilhões, enquanto os investimentos deverão cair para 17-19 bilhões por ano até 2017. A petroleira reportou um lucro líquido no terceiro trimestre de 1,8 bilhão de dólares, ante uma expectativa de analistas de 1,2 bilhão.
Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais