Negócios

BHP e Rio Tinto vão cooperar com investigação europeia

As gigantes de mineração anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto afirmaram que vão cooperar com os órgãos reguladores europeus em uma investigação sobre a proposta de joint venture das duas companhias. A Comissão Europeia disse que vai investigar os planos das empresas de produzir conjuntamente minério de ferro em suas operações na região de Pilbara, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As gigantes de mineração anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto afirmaram que vão cooperar com os órgãos reguladores europeus em uma investigação sobre a proposta de joint venture das duas companhias. A Comissão Europeia disse que vai investigar os planos das empresas de produzir conjuntamente minério de ferro em suas operações na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.

"Nós vamos trabalhar junto com a Comissão Europeia e pretendemos convencê-los dos benefícios da estrutura de joint venture e de que isso não vai levantar problemas de concorrência", afirmou uma porta-voz da BHP. "Essa é apenas uma joint venture para produção, que permitirá que a BHP e a Rio Tinto entreguem mais minério para o mercado, mais rapidamente e a custos mais baixos, por meio de sinergias entre os dois negócios em Pilbara", acrescentou.

A Rio Tinto observou que as duas companhias continuam sendo concorrentes. "Os processos de venda e marketing vão permanecer como são hoje, com as duas companhias mantendo estratégias independentes e continuando em competição", disse um porta-voz.

A BHP e a Rio Tinto são responsáveis por um terço do abastecimento global de minério de ferro. Os órgãos reguladores de Bruxelas temem que a joint venture possa distorcer o mercado. O plano para a joint venture substituiu uma oferta de compra hostil da Rio Tinto pela BHP, que foi abandonada em novembro de 2008 em meio à turbulência econômica global. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Citigroup faz parceria de US$ 25 bilhões com Apollo para empréstimos de risco

De olho em mercado promissor, empresas chinesas de materiais de lítio investem no exterior

Inovar é preciso: este é o melhor caminho para começar uma carreira em inovação

Após cortes em sua divisão de TV e na Pixar, Disney demite mais 300 pessoas