Bank of America tem lucro líquido de US$ 340 mi no 3º tri

O Bank of America registrou lucro líquido de 340 milhões de dólares no terceiro trimestre, após um acordo judicial e outros encargos terem prejudicado o resultado.

O segundo maior banco norte-americano teve lucro líquido de 340 milhões de dólares, equivalente a lucro por ação nulo, ante 6,2 bilhões de dólares, ou 0,56 dólar por ação, no mesmo período do ano passado, quanto a venda de ativos e benefícios contábeis impulsionaram os ganhos.

No mês passado, a instituição firmou acordo para pagar 2,4 bilhões de dólares para encerrar alegações de que havia escondido informações cruciais dos acionistas quando comprou o Merrill Lynch no auge da crise financeira global. O banco negou as acusações.

Analistas previam, em média, prejuízo de 0,07 dólar por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S, mas não ficou imediatamente claro se os números são comparáveis.

O Bank of America já havia informado que o acordo, além de um encargo no Reino Unido e outro relacionado ao valor da sua dívida reduziriam o lucro em 0,28 dólar por ação.

Os resultados mostram que o presidente-executivo, Brian Moynihan, ainda tem muito trabalho pela frente para recuperar o banco, assombrado por aquisições durante a crise financeira.

Para elevar os ganhos, a instituição lançou no ano passado um programa de corte de custos que prevê eliminar 8 bilhões de dólares em despesas anuais e 30 mil demissões.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.