Exame Logo

As 10 principais notícias de negócios da semana

Crise X se aprofunda. Veja o que mais de importante aconteceu na semana

Resumo (Jonathan Alcorn/ Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 07h22.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h24.

São Paulo – A vida de Eike Batista só se complica e por isso ele foi, mais uma vez, um dos destaques entre as notícias de negócios dessa semana. Como já era esperado, a OSX, o braço da construção naval do grupo do ex-bilionário, entrou com pedido de recuperação judicial. Depois do anúncio, a EBX decidiu adiar a divulgação dos resultados financeiros da OSX, da MMX e da OGX, que já havia entrado para o buraco na semana anterior. Além do império em ruínas de Eike, outras empresas enfrentaram más notícias nesta semana. A GOL registrou o sétimo trimestre seguido de prejuízos e viu suas ações despencarem, enquanto a Blockbuster entrou em processo de insolvência no Reino Unido. Mas a semana não trouxe apenas maus ventos ao mundo dos negócios. A Land Rover anunciou que investirá até 1 bilhão de dólares em uma fábrica no Rio de Janeiro, e a Petrobrás fechou negócio de 2,6 bilhões de dólares com a chinesa CNPC. Confira, a seguir, as notícias mais importantes da semana:
  • 2. OSX pede recuperação e grupo X afunda ainda mais

    2 /11(Mario Anzuoni/Reuters)

  • Braço da construção naval de Eike Batista , a OSX entregou na segunda-feira um pedido de recuperação judicial, tornando-se, com uma dívida de 5 bilhões de reais, a segunda empresa da EBX a fazê-lo. Seu pedido foi vinculado ao da OGX, em um processo chamado juridicamente de “distribuição por dependência”. Por meio dele, os dois pedidos serão submetidos ao mesmo juiz, que poderá analisá-los conjuntamente durante o processo de recuperação. O pedido de recuperação da OSX inclui a holding e as controladas OSX Construção Naval S.A. e OSX Serviços Operacionais Ltda. A unidade de leasing da OSX ficou de fora do pedido de recuperação judicial. Em meio à crise, as empresas OGX, OSX e MMX, do grupo do ex-bilionário, adiaram a divulgação de seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre do ano, que estavam marcados para sairem na semana passada.
  • 3. Fleury está à procura de comprador

    3 /11(.)

  • O Grupo Fleury contratou o banco de investimento JPMorgan para procurar um comprador. A informação foi antecipada pela revista EXAME, edição 1052, e confirmada por meio de fato relevante, nesta quinta-feira. De acordo com a reportagem da revista EXAME, o processo é restrito a um pequeno grupo, sobretudo a grandes fundos de private equity. A decisão é mais uma medida tomada pela empresa para tentar conter a má fase do grupo, que viu seu lucro despencar em 31% no acumulado do ano até o terceiro trimestre, em comparação a 2012.
  • 4. Vale vende fatias de blocos de gás à GDF Suez

    4 /11(Divulgação)

    A mineradora Vale vendeu, na última quinta-feira, sua participação de 20% em dois blocos terrestres de exploração de gás na bacia do Parnaíba, no Nordeste do Brasil, à empresa francesa de energia elétrica GDF Suez. A empresa afirmou que espera ter um poço de exploração em cada um dos blocos ainda em 2014.
  • 5. Petrobras vende filial peruana à chinesa CNPC

    5 /11(Divulgação/Veja)

    A China National Petroleum Corporation ( CNPC ), maior produtora de petróleo da China, fechou um acordo com a Petrobrás na última quarta-feira para adquirir uma filial da estatal brasileira no Peru. A operação custará à CNPC e à Petrochina, braço da produtora chinesa com ações na bolsa, 2,6 bilhões de dólares. Em anúncio, a CNPQ afirmou que "a empresa adquirida possui três blocos de campos de petróleo e gás , com uma produção atual de 0,8 milhão de tonelada equivalente a petróleo por ano, assim como reservas importantes". O objetivo da gigante chinesa em expandir seus negócios na América Latina torna-se cada vez mais claro, e o acordo reforça as relações comerciais entre China e Brasil, que já é o 10º sócio comercial da potência asiática.
  • 6. Land Rover investirá até R$ 1 bi em fábrica no Rio de Janeiro

    6 /11(Divulgação)

    A marca britânica Land Rover deve anunciar no início de dezembro investimento que pode ir de 700 milhões a 1 bilhão de reais em uma fábrica no Rio de Janeiro. É a terceira marca de veículos de luxo a anunciar fábricas no Brasil nos últimos dois meses, seguindo o exemplo da Audi e da Mercedes-Benz. Rumores dizem que Itatiaia será a cidade escolhida pela montadora britânica, mas Rezende ainda tenta conquistar o projeto.
  • 7. Balanços: BB tem leve queda no lucro e LLX e GOL acumulam prejuízo

    7 /11(Adriano Machado/Bloomberg News)

    O Banco do Brasil lucrou 2,7 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2013, de acordo com balanço financeiro divulgado pelo banco na última terça-feira. Resultado é 0,9% menor que o obtido no mesmo período do ano passado. O banco encerrou o terceiro trimestre com patrimônio líquido médio de 65,9 bilhões de reais, valor 5,3% maior que o de 2012 para o mesmo período. Já a LLX e a GOL aprofundaram ainda mais seus prejuízos. A companhia de logística do grupo de Eike Batista registrou aumento de prejuízo de 680%, com perdas de 38,4 milhões de reais. A empresa aérea GOL, por sua vez, acumulou o sétimo trimestre seguido de prejuízo e viu suas ações despencarem. O prejuízo foi de 197 milhões de reais.
  • 8. AMR Corp e US Airways entram em acordo com governo para fusão

    8 /11(Kevork Djansezian/Getty Images)

    Na última terça-feira, a American Airlines e a US Airways entraram em um acordo com o governo americano para conseguir a aprovação anti-truste para a fusão entre as duas empresas. Ambas abriram mão de diversos portões de embarque e de espaços exclusivos em aeroportos. A nova empresa de aviação civil se tornará a maior dos Estados Unidos.
  • 9. Starbucks pagará US$ 2,8 bi em multa a Kraft Foods

    9 /11(marcopako/Creative Commons)

    Depois de três anos de disputa judicial, a Starbucks terá de pagar 2,8 bilhões de dólares à Kraft Foods , por ter abandonado um contrato de parceria em 2011. O contrato, válido desde 1998, afirmava que a Kraft Foods seria responsável por distribuir e revender os produtos da marca Starbucks em lojas nos Estados Unidos e, mais tarde, em mercados estrangeiros. Em 2010, a gigante do café alegou quebra de contrato e tentou sair do negócio com um acordo. Quando a distribuidora não aceitou, a Starbucks retirou-se mesmo assim. A empresa não pode apelar da decisão, divulgada na última quarta-feira.
  • 10. Blockbuster e Barratts entram em processo de insolvência

    10 /11(SnowManRadio / Wikimedia Commons)

    Na última segunda feira, a rede vendedora de sapatos Barratts Shoes e a rede de aluguel de vídeos e jogos Blockbuster entraram com um processo de insolvência, ameaçando mais de 3 mil empregos. Elas são algumas das varejistas britânicas que ainda estão sentindo os sintomas da crise econômica, apesar de já haver sinais de recuperação no país, por conta alta inflação e da concorrência com a internet.
  • 11. Aproveite e veja quais foram as maiores exportadoras brasileiras até setembro deste ano

    11 /11(REUTER/Aly Song)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame