Arábia Saudita retira permissão de operações da Qatar Airways

Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito e Bahrein romperam ontem relações com o Catar e alguns deles também anunciaram o fechamento de seus espaços aéreos

Riad – O governo da Arábia Saudita retirou nesta terça-feira a permissão de operações para a companhia aérea do Catar, Qatar Airways, e ordenou o fechamento de todos os seus escritórios no país em um prazo de 48 horas, um dia depois que Riad rompeu suas relações diplomáticas com Doha.

A ordem emitida pela Autoridade Geral de Aviação Civil saudita também retirou a permissão que tinha concedido a todos os funcionários da Qatar Airways, segundo um comunicado divulgado pela agência oficial saudita, “SPA”.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein romperam ontem relações com o Catar e alguns deles também anunciaram o fechamento dos seus respectivos espaços aéreos para as companhias aéreas deste país.

Todos os voos da Qatar Airways para o oeste sofreram mudanças em suas rotas e começaram a passar pelo espaço aéreo do Irã e da Turquia, de acordo com os sites “Flight Radar” e “Flight Aware”, que monitoram os voos em tempo real.

Além desses quatro países, romperam as relações com o Catar as Ilhas Maldivas e os Executivos apoiados pela Arábia Saudita nos conflitos no Iêmen e na Líbia.

Os países justificaram essas medidas por causa do suposto apoio de Doha a “organizações terroristas”, entre as quais citaram a Irmandade Muçulmana, o Estado Islâmico e a Al Qaeda.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

ATENÇÃO: Mudança na sua assinatura da revista EXAME. A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos apenas uma edição por mês. Saiba mais