Negócios
Acompanhe:

3 tendências em inovação que podem te enriquecer nos próximos anos

Com um ano inteiro pela frente, é muito comum pensarmos em metas para 2023. Mas em que você deve investir seu tempo a longo prazo?

As tendências previstas para 2023 podem ajudar as pequenas empresas a enfrentar desafios e aproveitar oportunidades (ljubaphoto/Getty Images)

As tendências previstas para 2023 podem ajudar as pequenas empresas a enfrentar desafios e aproveitar oportunidades (ljubaphoto/Getty Images)

F
Future Dojo

Publicado em 10 de janeiro de 2023, 13h23.

O caos da década de 2020 não afetou apenas as organizações.

Ele acelerou a inovação por dentro e forçou os profissionais a se transformarem de maneiras que antes não pareciam possíveis - ou necessárias. E quem não se adaptou está ficando pra trás. Quer saber por quê?

As empresas terão que lidar com os efeitos posteriores da pandemia global, desafios econômicos, bem como um desenvolvimento mais rápido de tecnologias. Então irão precisar de profissionais cada vez mais qualificados.

O problema, é que por serem necessidades novas, existem poucos profissionais que resolvem os problemas específicos que as empresas precisam resolver.

Por isso, quem não se adaptar ao “novo mercado de trabalho” está perdendo uma grande chance de subir de carreira.

Você quer aprender uma das tendências mais importantes dos próximos anos dentro da inovação? Confira a masterclass gratuita da Future Dojo e aprenda como começar no Corporate Venture Building

3 tendências de maior impacto no mercado de trabalho em 2023

1: Transformação Digital dando (ainda) mais oportunidades

A tecnologia em 2023 pode ajudar as pequenas empresas a enfrentar desafios e oportunidades. Ela promete aumentar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente e impulsionar a sustentabilidade com a tecnologia.

Algumas pessoas podem ter medo disso, com receio de que a tecnologia irá roubar seus trabalhos. Mas os espertos, vão se preocupar mesmo em dominá-las e usá-las a seu favor em sua profissão.

2: ESG (Ambiental, Social e Governança)

Uma ação vale mais que mil palavras. E as pessoas também estão se tornando mais conscientes de coisas como ‘greenwashing’ e ‘social washing', por exemplo.

Sem falar que nos últimos tempos, as empresas que se comprometeram com ESG viram seus lucros aumentarem bastante. Pois isso diz aos investidores que você está reduzindo os riscos e abraçando as oportunidades de crescimento. Além de que os clientes adoram marcas que compartilham seus valores.

Portanto as marcas precisam mais do que nunca de profissionais desse ramo - mas acredite ou não, ainda é difícil de se encontrar.

3: CVB - A nova era da inovação

O mercado de trabalho precisa de você. Ou melhor, ele precisa de profissionais de Corporate Venture Building.

Depois de perguntar para 800 gestores executivos… A McKinsey disse que 52% enxergam a criação de novos negócios como a melhor saída para crescer pós-pandemia. E afirma que “podemos estar entrando em uma nova onda da inovação”.

O melhor de tudo, é que com o mercado se sofisticando e novas concorrências aparecendo… cada vez mais empresas vão precisar adotar esse modelo se não quiserem ficar para trás.

Vemos isso cada vez mais em empresas brasileiras. Como a Ambev criando o Zé Delivery, por exemplo, ou a Vivo com a Vivo Money, e entre outras gigantes.

Como se preparar para uma das tendências mais importantes da inovação?

Se você quer se especializar em CVB, a Future Dojo está lançando uma masterclass gratuita sobre o assunto.

O seu professor é o atual Especialista de Novos Negócios na Vivo, Leandro Aoki, e vai lhe ensinar algumas coisas como:

- Mapeamento de mercado: como encontrar ideias/mercados interessantes e calcular o tamanho da oportunidade.

- Experimentações e produtos: como entender as dores do seu cliente, para desenhar seu modelo de negócio com o que é necessário ter em seu projeto.

- Implementação: como sabe se você precisa de um parceiro… e qual será o tipo de parceria (entre aquisição, Joint Venture e investimentos).

Além disso, você vai entender a estratégia por trás de empresas gigantes do Brasil dentro do Corporate Venture Building.

Você quer conferir a masterclass gratuita? Então clique aqui ou no botão abaixo.

Quero aprender CVB de forma gratuita