Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

O vulcão Kilauea tinha entrado em erupção pela última vez em 2018. Serviço Meteorológico Nacional em Honolulu emitiu um alerta sobre a queda de cinzas

O vulcão Kilauea entrou em erupção na noite deste domingo, 20, no Havaí. A situação está evoluindo rapidamente, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). "A lava é enviada em cascata para o lago de água do cume, fervendo da água e formando um novo lago de lava", informou o USGS na última atualização.

O Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) registrou um terremoto de magnitude 4,4 localizado abaixo do flanco sul do vulcão Kilauea, que fica na Big Island, uma das ilhas que formam o Havaí, às 22h36 do horário local, de acordo com o alerta. Além disso, emitiu um alerta sobre a queda de cinzas do vulcão. A exposição excessiva às cinzas irrita os olhos e as vias respiratórias.

O HVO elevou o nível de alerta do vulcão de Kilauea para o nível "aviso", e o nível do alerta para a aviação agora é o código “vermelho”, o mais alto disponível.

A erupção foi relatada na cratera Halemaumau do vulcão, disse a Agência de Defesa Civil do condado do Havaí em um tuíte na manhã desta segunda-feira, pedindo aos moradores que ficassem em casa.

"Ventos alísios empurrarão toda e qualquer cinza impregnada rumo ao sudoeste. Uma precipitação é provável no distrito de Kau de Wood Valley, Pahala, Naalehu e Ocean View", acrescentou o tuíte.

O vulcão Kilauea entrou em erupção pela última vez em 2018 e, de acordo com o HVO, já havia mostrado sinais de atividade subterrânea nas últimas semanas e meses, com elevação crescente no cume.

Confira a galeria da erupção do vulcão Kilauea em 2018

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.