Mundo

Usina nuclear da Coreia do Sul diz ter sofrido ataque hacker

Sistemas de computadores da operadora de usina nuclear da Coreia do Sul foram invadidos, disse a companhia


	Hacker: Korea Hydro and Nuclear Power e o governo disseram que apenas dados "não críticos" foram roubados pelos hackers
 (Getty Images)

Hacker: Korea Hydro and Nuclear Power e o governo disseram que apenas dados "não críticos" foram roubados pelos hackers (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 08h58.

Seul - Os sistemas de computadores da operadora de usina nuclear da Coreia do Sul foram invadidos, disse a companhia nesta segunda-feira, aumentando em muito as preocupações sobre salvaguardas em instalações nucleares num país que continua tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.

A Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP) e o governo disseram que apenas dados "não críticos" foram roubados pelos hackers, e que não há risco para as instalações nucleares, incluindo os 23 reatores atômicos do país.

A invasão, porém, foi relatada ao mesmo tempo que os Estados Unidos acusam a Coreia do Norte por um devastador ataque eletrônico contra a Sony Pictures.

Especialistas expressaram preocupação com um eventual risco ao controle dos reatores nucleares.

"Isso demonstra que, caso qualquer um esteja aplicado com malícia para infiltrar o sistema, seria impossível dizer com confiança que tal esforço será bloqueado completamente", disse Suh Kune-yull, da Universidade Nacional de Seul.

"E o comprometimento da segurança dos reatores nucleares significa bastante claramente que há um buraco enorme na segurança nacional", disse ele, especialista em reatores nucleares.

O governo está investigando o incidente, mas não disse quem pode ser responsável. Em 2013, a Coreia do Sul acusou os norte-coreanos de uma série de ciberataques contra bancos e emissoras. Ativistas contra as usinas nucleares na Coreia do Sul também protestaram contra o uso de energia nuclear.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulHackersUsinas nucleares

Mais de Mundo

Serviço Secreto dos EUA admite não ter feito buscas no perímetro do campo de golfe de Donald Trump

Imagem inédita do Titan mostra causa preservada após implosão; veja

Condenamos os ataques terroristas do Hamas, mas nada justifica castigo aos palestinos, diz ONU

Suspeito de tentar matar Trump em campo de golfe é indiciado por dois crimes