Mundo

União Europeia faz oferta surpresa para compensar danos causados por desastres climáticos

A proposta envolvendo a criação de um fundo internacional foi apresentada na noite da quinta-feira, 17, durante a COP-27

Frans Timmermans: Nesta COP-27, o líder fez uma proposta para compensar os danos causados (Nicholas Kamm/AFP Photo)

Frans Timmermans: Nesta COP-27, o líder fez uma proposta para compensar os danos causados (Nicholas Kamm/AFP Photo)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de novembro de 2022 às 15h23.

O líder da União Europeia (UE) para questões climáticas, Frans Timmermans, fez uma oferta surpresa para compensar danos causados por desastres climáticos em países vulneráveis.

A proposta envolvendo a criação de um fundo internacional foi apresentada na noite da quinta-feira, 17, durante a COP-27, e definida por Timmermans como "uma oferta final" para "encontrar um compromisso" entre os países enquanto acontecem negociações na Cúpula do Clima das Nações Unidas.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

A ministra alemã de Relações Exteriores, Annalena Baerbock, observou que a iniciativa é "um grande passo", apesar de não acreditar que o acordo seja fechado tão brevemente.

Questionada se a China participaria do fundo, relatou que estão "advogando por eles de forma massiva". "Agora queremos assumir nossa responsabilidade pelo futuro juntos e é por isso que defendemos tanto que países como a China, mas também outros grandes emissores, participem do apoio aos mais fracos no futuro", acrescentou.

O ministro do Meio Ambiente de Antígua e Barbuda, Molwyn Joseph, falou em nome dos pequenos países insulares e expôs reservas quanto à proposta, sem oferecer detalhes.

Joseph acredita que algumas partes precisam de ajustes e defendeu uma discussão bilateral sobre as áreas que considera preocupantes, ainda durante a COP-27. "Precisamos de um acordo na COP agora mesmo, entre todas as partes", declarou, afirmando ver uma "grande possibilidade" de fechar o pacto até sábado.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteONUSustentabilidadeUnião Europeia

Mais de Mundo

Conheça Danyang, cidade chinesa que é o maior centro de fabricação de lentes do mundo

Marinha da China abre navios de guerra para visitação pública

Israel detecta lançamento de 100 foguetes do Hezbollah e Irã adverte sobre ataque

Chefe de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhya morre em ataque com carro-bomba