UE e FMI iniciam negociações sobre resgate de Portugal

Chefes de Missão no país estão coletando opiniões e argumentos de "todas as partes"

Lisboa - Dirigentes da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociam a partir desta segunda-feira, em Lisboa, o resgate financeiro de Portugal, que poderá ficar acertado até meados de maio.

Depois das avaliações técnicas realizadas na semana passada por especialistas da Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o FMI, seus chefes de missão estavam na capital portuguesa para "recolher as opiniões e os argumentos de todas as partes", indicou à AFP um porta-voz da delegação da Comissão.

O dinamarquês Poul Thomsen, representante do FMI, e os alemães Jürgen Kröger e Rasmus Rüffer, respectivamente à frente das delegações da Comissão e do BCE, chegaram ao ministério das Finanças português sem fazer declarações e se reuniram com o ministro Fernando Teixeira dos Santos.

Nesta terça-feira, devem se reunir com os representantes da patronal e dos sindicatos, além de políticos de várias tendências.

Tanto a UE como FMI estão disposto a ajudar Portugal, mas na condição estrita de que Lisboa adote até a metade de maio um programa de ajuste, que deverá incluir medidas de austeridade ambiciosas e uma política de crescimento e competitividade baseada em reformas estruturais e privatizações.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.