Mundo

Ucrânia pede mísseis de cruzeiro à Alemanha para enfrentar Rússia

Governo alemão aumentou suprimentos de armas para Kiev, mas tem sido relutante sobre mísseis de cruzeiro

Um míssil de cruzeiro ar-terra KEPD 350, fabricado pela empresa sueco-alemã Taurus, na Feira Internacional de Defesa e Segurança de Madri (Agence France-Presse/AFP)

Um míssil de cruzeiro ar-terra KEPD 350, fabricado pela empresa sueco-alemã Taurus, na Feira Internacional de Defesa e Segurança de Madri (Agence France-Presse/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 27 de maio de 2023 às 10h22.

A Ucrânia enviou ao governo alemão um pedido oficial para o Taurus, com um alcance de pelo menos 500 km, disse o Ministério da Defesa à AFP neste sábado, 27. O armamento seria usado para o enfrentamento na guerra com a Rússia.

"Nos últimos dias recebemos um pedido do lado ucraniano", disse a porta-voz do ministério, sem dar detalhes sobre os valores. Resta saber se a Alemanha aceitará ou não, o que deve provocar acalorados debates internos.

O governo alemão aumentou seus suprimentos de armas para a Ucrânia nos últimos meses, mas até agora tem sido relutante sobre mísseis de cruzeiro ou ajuda à aviação ucraniana, por exemplo, para a entrega de caças F-16.

O Taurus é um míssil de cruzeiro ar-terra, transportado por caçadores e desenvolvido pela empresa alemã-sueca de mesmo nome. Devido ao seu alcance, pode atingir alvos distantes da atual linha de frente no leste da Ucrânia.

Apoio à Ucrânia

O Reino Unido, um dos países que mais apoiam o governo de Kiev, anunciou recentemente sua intenção de entregar mísseis de cruzeiro Storm Shadow à Ucrânia, tornando-se o primeiro país a fornecer esse tipo de armamento de longo alcance.

Esses eventos acontecem enquanto Kiev prepara há meses uma contraofensiva para repelir as tropas russas dos territórios que ocupam na Ucrânia.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaGuerrasAlemanha

Mais de Mundo

China reforça compromisso global na promoção dos direitos das pessoas com deficiência

Vendas de automóveis sobe 3% na China de janeiro a agosto

Putin afirma que manobras navais com a China são as maiores desde a queda da URSS

Pedro Sánchez planeja se encontrar com Edmundo González esta semana em Madri