Turquia convoca embaixador russo por "agressões" na Rússia

O Ministerio das Relações Exteriores da Turquia convocou o embaixador da Rússia em Ancara para protestar contra as agressões sofridas por turcos em Moscou

Istambul - O Ministerio das Relações Exteriores da Turquia convocou nesta quinta-feira o embaixador da Rússia em Ancara, Andrei Karlov, para protestar contra as agressões sofridas tanto pela legação turca em Moscou como por empresários turcos de visita no país.

"Vimos com tristeza serem vítimas de agressões físicas tanto nossos representantes na Rússia como as empresas turcas nesse país nos últimos dias", diz uma nota sivulgada pelo Ministerio das Relações Exteriores turco.

"Chamamos a atenção sobre esta situação inaceitável ao embaixador russo em Ancara, convocando-o ao Ministerio das Relações Exteriores", assinala o comunicado.

A nota ressalta que também foram contatadas as autoridades russas para que deem proteção adicional a todas as representações da Turquia.

Ontem, durante uma manifestação nacionalista realizada na frente da legação turca em Moscou, pedras foram jogadas nas janelas do edifício, em protesto pela derrubada de um caça-bombardeiro russo por parte de aviões turcos na fronteira com a Síria.

Além disso, um grupo de 60 empresários turcos que visitava uma feira comercial em Krasnodar, cidade russa da região do Mar Negro, foi detido ontem e levado a um tribunal que ordenou sua reclusão por dez dias e posterior expulsão do país, informou hoje a rede de TV "CNNTürk".

Um empresário do grupo que falou com a emissora disse que eles foram acusados de uma irregularidade por terem entrado na Rússia com vistos de turista, sendo empresários. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.