Mundo

Túmulo do nazista Rudolf Hess é destruído e seus restos exumados

A paróquia protestante de Wunsiedel decidiu não renovar a concessão familiar onde o ex-líder nazista repousava para impedir reuniões de neonazistas

Cenitério de Wunsiedel, na Alemanha, onde o túmulo de Rudolf Hess costumava existir (David Ebener/AFP)

Cenitério de Wunsiedel, na Alemanha, onde o túmulo de Rudolf Hess costumava existir (David Ebener/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 11h07.

Berlim - Os restos mortais do número dois da hierarquia nazista, Rudolf Hess, foram exumados e seu túmulo, em um cemitério da Baviera (sul da Alemanha), destruído, afirma o jornal Suddeutsche Zeitung nesta quinta-feira.

A paróquia protestante de Wunsiedel, uma cidade de menos de 10 mil habitantes próxima à fronteira tcheca, decidiu não renovar a concessão familiar onde o ex-líder nazista repousava para impedir as reuniões de neonazistas no aniversário de seu suicídio, 17 de agosto de 1987, acrescenta o jornal.

Os herdeiros de Hess decidiram que seus restos mortais serão cremados e suas cinzas, jogadas no mar, segundo a mesma fonte.

Considerado um mártir na comunidade neonazista, o homem que foi o braço direito de Hitler é objeto de culto por parte dos extremistas de direita na Alemanha, que durante muito tempo se reuniram diante de seu túmulo nos dias 17 de agosto.

A cidade de Wunsiedel havia conseguido proibir estas reuniões após anos de batalha judicial. Em 2004, no entanto, cerca de 5 mil neonazistas se reuniram na pequena cidade, desencadeando protestos entre os moradores.

Ex-número dois do partido nacional-socialista NSDAP no início do reinado de Adolf Hitler, Rudolf Hess foi condenado à prisão perpétua durante o julgamento contra os chefes nazistas em Nuremberg após a guerra.

Hess se suicidou em 1987 aos 93 anos, após 41 anos de confinamento em uma cela da prisão de Spandau, em Berlim ocidental, onde era o único detido.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasHistóriaNazismo

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita