Mundo

Trump diz que Putin não está pronto para encerrar guerra contra a Ucrânia

Afirmação ocorreu durante uma conversa privada com líderes europeus nesta segunda-feira, 19, segundo jornal

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 22 de maio de 2025 às 08h59.

Após conversar com Putin na última segunda-feira, 19, e ter afirmado acreditar que o líder russo "genuinamente quer paz", Trump declarou a líderes europeus, durante uma ligação no mesmo dia, que o presidente Vladimir não está pronto para encerrar a guerra contra a Ucrânia.

O jornal The Wall Street Journal revelou que conversou com três pessoas "familiarizadas" com a reunião, que confirmaram a alegação.

A Casa Branca se recusou a comentar a informação e direcionou para a publicação de Trump nas redes sociais, realizada na segunda-feira,19, após a reunião com Putin.

Na postagem, o presidente norte-americano escreveu: “O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria agora”.

Apesar de acreditar que o presidente russo não busca um cessar-fogo, Donald Trump recuou na aplicação de novas sanções contra a guerra.

Ainda na segunda-feira, o republicano relatou não estar pronto para aumentar a pressão e afirmou pretender avançar as negociações entre Rússia e Ucrânia no Vaticano, que devem acontecer em meados de junho. 

A conversa contou com o líder ucraniano Zelensky, do presidente francês Emmanuel Macron, do chanceler alemão Friedrich Merz, da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen. 

Segundo as informações do jornal, Trump disse que Putin acredita estar “vencendo a guerra”.

Os europeus pretendiam realizar uma "ofensiva diplomática" com o objetivo de convencer Trump a pressionar Putin pelo fim da guerra, segundo o jornal.

Apesar dos esforços não terem tido resultado, os líderes da Europa conseguiram confirmar a todos que Putin não está disposto a encerrar as ofensivas contra a Ucrânia no momento. Por esse motivo, a Europa pretende manter o apoio aos ucranianos. 

Acompanhe tudo sobre:GuerrasUcrâniaRússiaDonald TrumpVladimir Putin

Mais de Mundo

Irã afirma que instalações nucleares foram atingidas por ataques israelenses, mas minimiza danos

Israel anuncia mobilização de reservistas ‘para todas as frentes de combate’ após ataques ao Irã

PSDB e Podemos desistem de fusão após falta de acordo pelo comando do novo partido

Por que é tão difícil conter o programa nuclear do Irã?