Tribunal rejeita libertação de Mubarak por caso de corrupção

O tribunal aceitou hoje o recurso apresentado contra a libertação do ex-presidente egípcio e ordenou que o ex-mandatário continue na prisão

Cairo - Um tribunal de apelação egípcio rejeitou nesta segunda-feira a libertação provisória do ex-presidente Hosni Mubarak por um caso de corrupção, ditada no sábado por uma corte penal, informaram à Agência Efe fontes judiciais.

O tribunal aceitou hoje o recurso apresentado contra a libertação de Mubarak e ordenou que o ex-mandatário continue na prisão, onde permanece por outras causas pendentes.

Mubarak foi conduzido em helicóptero à audiência de hoje, realizada na Academia da Polícia nos arredores do Cairo. O juiz permitiu apenas a presença dos advogados e da procuradoria, a pedido do advogado de defesa Farid el-Dib, que solicitou que a sessão acontecesse a portas fechadas.

O tribunal rejeitou a decisão prévia da Corte Penal do Norte da capital de libertar a Mubarak enquanto está sendo julgado por um caso de suposto enriquecimento ilícito.

No dia 15 de abril, um tribunal de apelação ordenou a libertação provisória do ex-chefe de Estado no processo que se segue contra ele pela morte de manifestantes.

No entanto, o ditador deve permanecer em prisão preventiva por vários casos de corrupção, em que é acusado de se apropriar ilegalmente de fundos públicos reservados para as despesas do palácio presidencial e de cobrar honorários ao jornal "Al-Ahram" em troca de fazer-lhe boa propaganda.

Na quinta-feira passada, Mubarak foi transferido do Hospital Militar de Maadi, onde estava internado desde dezembro, ao hospital da prisão de Tora, no Cairo, depois que a procuradoria considerou que sua saúde havia melhorado. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.