Mundo

The Economist insinua que Dilma e Serra não confiam nos vices

Revista britânica diz que o PMDB é "um balaio de gato de chefes políticos locais"

The Economist diz que Lula pediu três nomes ao PMDB para barrar Temer (.)

The Economist diz que Lula pediu três nomes ao PMDB para barrar Temer (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - A nova edição da revista The Economist, que chega às bancas nesta quinta-feira (29), traz uma reportagem sobre a escolha dos candidatos a vice dos dois presidenciáveis que lideram as pesquisas no Brasil. O texto insinua que Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) não confiam totalmente nos vices e que tinham outros nomes para o cargo.

A reportagem lembra que, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, a figura do vice-presidente é importante no Brasil. Desde 1954, houve quatro ocasiões em que o vice assumiu o poder. "É apenas um a menos que o total de presidentes eleitos no período", diz o texto.

Segundo a revista britânica, o posto de vice está em alta na atual campanha por causa da "séria doença" de Dilma. "Ela passou boa parte do ano passado cuidando de um câncer linfático".

O texto diz que é mais do que uma mera curiosidade o fato de que os candidatos a vice de Dilma e de Serra estejam causando problemas para as campanhas. "Os dois presidenciáveis provavelmente tinham nomes melhores".

A publicação lembra que Serra tentou emplacar o nome do senador tucano Álvaro Dias, mas cedeu para não perder o apoio do Democratas. "Índio da Costa (DEM) parece ser bom", diz o texto, que menciona o fato de ele ter sido o relator do projeto Ficha Limpa. "Mas ele está se mostrando um embaraço ao dizer que todo mundo sabe que o PT é ligado às Farcs e ao narcotráfico."

A Economist diz que a chapa governista também tem problemas. Michel Temer pertence ao PMDB - "um balaio de gato de chefes político locais - alguns envolvidos em escândalos".

"Assim como Indio da Costa (em relação a Serra), Michel Temer parece não gozar da confiança da sua candidata (Dilma)."  A reportagem afirma que o presidente Lula chegou a pedir três nomes para o PMDB como forma de barrar Temer.

A revista diz que os empresários estão preocupados com o comportamento da esquerda sob um eventual governo de Dilma. "Eles preferiam que Henrique Meirelles, do Banco Central, fosse o candidato a vice."

Leia mais: The Economist destaca lei da Ficha Limpa no Brasil

Blog do Bolívar Lamounier: Campanha eleitoral e interesse público

Acompanhe tudo sobre:Democratas (DEM)Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010EmpresasJosé SerraMDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresThe Economist

Mais de Mundo

Colégios eleitorais começam a abrir nos EUA para disputa entre Trump e Kamala

Texas e Missouri processam governo Biden pelo envio de observadores eleitorais

Gerardo Werthein assume cargo de ministro das Relações Exteriores da Argentina

Eleições EUA: Quem foi o presidente mais velho dos EUA