Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Tallin é 1ª capital europeia com transporte público grátis

Valendo-se de um cartão magnético, os moradores da capital da Estônia podem usar a rede de transporte público sem pagar

Modo escuro


	Vista geral de Tallin, capital da Estônia: fim da venda de bilhetes subtrairá 12,4 milhões de euros dos cofres da prefeitura
 (Jamie McDonald/Getty Images)

Vista geral de Tallin, capital da Estônia: fim da venda de bilhetes subtrairá 12,4 milhões de euros dos cofres da prefeitura (Jamie McDonald/Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013, 07h40.

Tallin, na Estônia, se tornou em 2013 a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os habitantes, uma forma de reduzir os congestionamentos e a poluição.

Desde o começo do ano, os moradores da cidade têm que apresentar um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito.

"Ainda é tão novo que muitas vezes me esqueço", admitiu à AFP Pavel Ilmajarv, um jovem de 19 anos, ao embarcar em um ônibus no centro da capital estoniana. "Antes, tinha um cartão mensal e não precisava apresentá-lo toda vez. Mas não vou me queixar: a gratuidade dos transportes é superprática, adoro", afirmou,

A gratuidade é reservada aos 420 mil moradores de Tallin. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

"Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço", afirmou à AFP o prefeito adjunto de Tallin, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, segundo a prefeitura.

Mas para o município, a gratuidade tem um custo. "Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallin", explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.


"Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população de Tallin aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando", acrescentou.

Muitos 'tallineses' que até agora declaravam sua residência de verão como a principal se registraram em Tallin para poder se beneficiar da gratuidade dos transportes e assim contribuem para aumentar os ganhos do município, pagando impostos localmente.

O objetivo da operação é lutar contra os engarrafamentos e a contaminação.

"Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os que mais contaminam em Tallin", afirmou Pirn.

Últimas Notícias

ver mais
China registra aumento alarmante de casos de covid-19 devido à variante ômicron
Mundo

China registra aumento alarmante de casos de covid-19 devido à variante ômicron

Há 4 horas
Eleições presidenciais na Guatemala: acusações de fraude e exclusão de candidatos provocam polêmica
Mundo

Eleições presidenciais na Guatemala: acusações de fraude e exclusão de candidatos provocam polêmica

Há 4 horas
Irã testa míssil balístico de longo alcance em meio a tensões nucleares
Mundo

Irã testa míssil balístico de longo alcance em meio a tensões nucleares

Há 5 horas
EUA denuncia infiltração de 'agente cibernético' patrocinado pela China
Mundo

EUA denuncia infiltração de 'agente cibernético' patrocinado pela China

Há 11 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais