Mundo

Secretário-geral da Otan afirma que chegou o momento de integrar Suécia e Finlândia

Os pedidos de Finlândia e Suécia para entrar na Otan esbarram no veto da Turquia, em particular contra a entrada dos suecos

Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg (Omar Havana/Getty Images)

Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg (Omar Havana/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 10h42.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quinta-feira em Ancara que "chegou o momento" de ratificar as candidaturas de Finlândia e Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, que estão bloqueadas pela Turquia.

"Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg durante uma entrevista coletiva com o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

Os pedidos de Finlândia e Suécia para entrar na Otan esbarram no veto da Turquia, em particular contra a entrada dos suecos.

O governo turco se opõe à adesão da Suécia porque o país concede refúgio a líderes curdos e a pessoas que Ancara suspeita que participaram na tentativa frustrada de golpe de Estado de 2016.

Trinta países da Otan assinaram os protocolos de adesão de finlandeses e suecos e 28 já ratificaram a medida. Apenas Turquia e Hungria ainda não expressaram o apoio.

O secretário-geral da Otan chegou à Turquia para oferecer a ajuda e o apoio da Aliança após o devastador terremoto de 6 de fevereiro, que deixou quase 36.000 mortos no país e 3.700 vítimas fatais na Síria.

Acompanhe tudo sobre:FinlândiaOtanSuécia

Mais de Mundo

Participantes do comício de Trump avistaram atirador quase 2 minutos antes dos disparos

Ônibus cai em penhasco e deixa ao menos 21 mortos no Peru

Netanyahu promete aumentar pressão sobre o Hamas após bombardeios contra norte, sul e centro de Gaza

Em ligação com Kennedy Jr., Trump diz que tiro em atentado foi como 'maior mosquito do mundo'; vídeo

Mais na Exame