Mundo

Rússia tenta envolver Laos na guerra contra a Ucrânia, diz Kiev

Segundo a inteligência militar ucraniana, o Laos oferece assistência gratuita à Rússia com a realização de atividades de reabilitação para militares russos feridos que participaram de combates contra a Ucrânia

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de julho de 2025 às 12h08.

A Rússia está tentando envolver o Laos na guerra contra a Ucrânia sob o pretexto de organizar a participação de tropas do país do sudeste asiático em tarefas de desminagem na região russa de Kursk, informou neste sábado a Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano (GUR).

"Outro país que a Rússia tenta arrastar para a guerra é o Laos. Atualmente, o Kremlin está organizando a participação de um destacamento combinado de tropas de engenheiros do Exército Popular do Laos na desminagem de territórios da região russa de Kursk", afirma o GUR em sua conta na plataforma Telegram.

Segundo o comunicado, "levando em conta a significativa dependência da ajuda externa, os dirigentes do Laos expressaram inicialmente sua disposição de enviar até 50 'sapadores militares' para a Rússia e colaborar na desminagem da região de Kursk".

Ainda segundo a inteligência militar ucraniana, o Laos oferece assistência gratuita à Rússia com a realização de atividades de reabilitação para militares russos feridos que participaram de combates contra a Ucrânia.

"Escondendo-se sob a retórica humanitária, a Rússia tenta legalizar a presença de um contingente militar estrangeiro em seu território, usando-o de fato para garantir as operações militares contra a Ucrânia", afirma o GUR.

"Além da participação maciça de mercenários da África e da Ásia, assim como de unidades da Coreia do Norte, o Kremlin está considerando a possibilidade de envolver na guerra os chamados parceiros sob o pretexto de realizar projetos humanitários nas regiões russas fronteiriças com a Ucrânia", acrescenta o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Rússia

Mais de Mundo

Desigualdade comercial: qual o peso das exportações brasileiras na economia dos EUA?

Mais de 4 milhões de crianças argentinas não tiveram alimentação adequada em 2024

Netanyahu ameaça nova ofensiva em Gaza caso Hamas não entregue armas

Lula diz que 'Trump poderia ser preso' se invasão do Capitólio tivesse acontecido no Brasil