Rússia avisa que vetará resolução na ONU contra a Síria

"Se o texto for inaceitável, votaremos contra" disse o diplomata russo na organização

Moscou - O embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, advertiu nesta quarta-feira que a Rússia vetará no Conselho de Segurança da ONU qualquer projeto de resolução sobre a Síria que considere "inaceitável", informaram as agências russas.

"Se o texto for inaceitável, votaremos contra", disse. Um voto negativo da Rússia no Conselho de Segurança vem a ser o mesmo que um veto.

"Não autorizaremos nenhum texto que consideremos errôneo e que conduziria a um agravamento do conflito. Não permitiremos sua adoção. Dizemos isso claramente a nossos colegas", acrescentou o embaixador russo.

Horas antes, o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guenadi Gatilov, havia dito que as negociações na ONU prosseguem e que não haverá voto algum nos próximos dias.

Depois de dez meses de violência na Síria nos quais, segundo as Nações Unidas, morreram mais de 5.400 pessoas, a Rússia está submetida à pressão para que seja mais firme com o presidente sírio Bashar al-Assad e seu regime.

A Rússia irrita os países ocidentais ao se opor ao projeto de resolução sobre a Síria apresentado pelo Marrocos e apoiado pela Liga Árabe. Este texto pede, entre outras coisas, que Assad transfira o poder ao seu vice-presidente.

A Liga Árabe implorou na terça-feira à ONU que atue diante da "máquina de matar" do regime sírio.

A Rússia, uma aliada da Síria, para quem continua fornecendo armas, reiterou em diversas ocasiões sua oposição ao uso da força e a qualquer resolução da ONU que apoie sanções unilaterais contra Damasco.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.