Mundo

Reino Unido lança moeda especial para celebrar coroação de rei Charles III

Cerca de 5 milhões de moedas foram distribuídas para os correios e as agências bancárias do país

Rei Charles III: segunda moeda de 50 centavos com o retrato oficial do monarca entra em circulação (Ming Yeung/Getty Images)

Rei Charles III: segunda moeda de 50 centavos com o retrato oficial do monarca entra em circulação (Ming Yeung/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 10 de agosto de 2023 às 13h33.

Uma moeda especial de 50 centavos de libra esterlina com o rosto do rei Charles III começou a circular no Reino Unido a partir desta quinta-feira, 10.

Cerca de 5 milhões de moedas foram distribuídas para os correios e as agências bancárias, segundo a Casa da Moeda do Reino Unido, em comemoração à coroação do monarca britânico, que assumiu o trono em maio deste ano.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Esta é a segunda moeda de 50 centavos a entrar em circulação com o retrato oficial do rei Charles III. A primeira entrou em circulação em dezembro de 2022, marcando a transição histórica da rainha Elizabeth II para o rei Charles IIII.

"Este é um momento especial para a nação, pois o público terá a oportunidade de encontrar um pedaço da história em sua mudança", disse Rebecca Morgan, diretora de moedas comemorativas da Casa da Moeda, em comunicado.

O design da nova moeda apresenta a icônica Abadia de Westminster em uma homenagem ao local onde ocorreu a coroação do rei. No centro do design está a coroa oficial de Charles III, representando-o na Abadia de Westminster sendo coroado como rei. O design foi criado pela designer Natasha Jenkins, da Casa da Moeda. O verso apresenta o retrato oficial da moeda do rei, revelado em setembro de 2022 e projetado pelo escultor Martin Jennings, além de ter sido aprovado pessoalmente pelo rei.

As 27 bilhões de moedas com o rosto de Elizabeth II seguirão circulando pelo Reino Unido, segundo a Casa da Moeda. "Historicamente, tem sido comum a circulação conjunta de moedas com as efígies de diferentes monarcas. Isso garante uma transição suave, com impacto e custo ambiental mínimos", disse o órgão em comunicado. O dinheiro com o rosto da rainha, que faleceu em setembro de 2022, será substituído ao longo do tempo, à medida que for danificado ou gasto.

Acompanhe tudo sobre:Rei-Charles-IIIReino UnidoFamília real britânica

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame