Rei belga antecipa retorno a Bruxelas por agravamento da crise

O monarca retornará ao país depois que o eventual primeiro-ministro, Elio Di Rupo, informou o bloqueio total das negociações para a formação de um governo

Bruxelas - O rei da Bélgica Albert II deixará nesta quarta-feira o sul da França e voltará de modo antecipado a Bruxelas após o agravamento da crise política no país.

O monarca retornará a Bruxelas depois que o eventual primeiro-ministro, Elio Di Rupo, informou o bloqueio total das negociações para a formação de um governo, 458 dias depois das eleições legislativas de 13 de junho de 2010.

"Apesar de todos os esforços e de uma série de avanços observados, o responsável tem a obrigação de constatar o bloqueio profundo das negociações. A atitude de alguns rompe o equilíbrio indispensável para conseguir um acordo", declarou Rupo.

Di Rupo, líder dos socialistas francófonos, anunciou que deseja reunir os oito partidos francófonos e de língua holandesa "para uma última tentativa".

O soberano belga, chefe de Estado, desempenha tradicionalmente um papel de mediador entre os partidos políticos, principalmente nos períodos de crise.

Desde abril de 2010, a Bélgica é administrada pelo governo renunciante do primeiro-ministro Yves Leterme. Desde então, os partidos do país não chegam a um acordo para a formação de um governo em pleno exercício.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.