Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, presentearam-se com fuzis durante sua reunião no Extremo Oriente da Rússia, disse o Kremlin nesta quinta-feira.

Putin "deu (a Kim) um rifle de nossa produção da mais alta qualidade. Por sua vez, ele também recebeu um rifle de fabricação norte-coreana", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres, acrescentando que Putin também presenteou Kim com "uma luva de um traje espacial". que esteve no espaço várias vezes."

O esperado encontro entre Vladimir Putin e Kim Jong-un, que se reuniram nesta quarta-feira no Cosmódromo de Vostochny, no extremo leste da Rússia, terminou com promessas de cooperação eterna entre Pyongyang e Moscou. Em clima amistoso, dois dos líderes mais isolados no sistema internacional trocaram afagos retóricos e indicaram que estão dispostos a endossar mutuamente suas visões de mundo avessas, sobretudo, ao Ocidente.

— A Rússia está confrontando agora forças hegemônicas para proteger os (seus) interesses de segurança. Sempre expressamos apoio total e incondicional a todas as medidas tomadas pelo governo russo, e aproveito novamente esta oportunidade para afirmar que nós estaremos sempre com a Rússia — disse Kim, segundo imagens transmitidas pela TV russa.

Assim que começou a ser especulado, o encontro foi apontado por observadores internacionais como uma tentativa dos presidentes de romperem com o isolamento internacional ao qual são submetidos, principalmente pelas potências ocidentais. De acordo com Putin, "todos os assuntos" seriam tratados na reunião, enquanto analistas apontam que a prioridade pode ter sido o fornecimento mútuo de armamentos e tecnologia com aplicação militar.

Kim e Putin

Putin e Kim

A própria escolha do local para o encontro parece ter efeito de sinalização nesse sentido. Citado por agências de notícia russas, Putin afirmou que estaria disposto a compartilhar tecnologia de lançamento de foguetes com Kim.

— É por isso que viemos aqui. O líder da Coreia do Norte mostra grande interesse na tecnologia de foguetes. Eles estão tentando desenvolver seu programa espacial — disse o presidente.

Em paralelo, a Coreia do Sul reportou o lançamento de dois mísseis balísticos de curto alcance pela vizinha do norte em direção ao Japão. Assim como a maioria dos lançamentos norte-coreanos, os projéteis não pareciam ter um alvo fixo e caíram no mar.

Kim não detalhou nenhuma área de cooperação específica, mas seus apontamentos sobre temas militares sugerem que estaria disposto a ceder munição e outros artigos bélicos para Moscou, que afirmou estar lutando uma guerra contra o mau, classificando o Exército russo como "heroico".

— Estamos convencidos de que o Exército russo e o povo russo obterão sem dúvida alguma uma grande vitória na luta sagrada para castigat a reunião do mau — disse Kim, segundo declarações em coreano, traduzidas por agências russas. — Nossa visita chega em um momento em que se está acontecendo uma feroz confrontação no cenário internacional entre o progresso e o reacionarismo, a justiça e a injustiça, e quando o processo de multipolaridade do mundo está se desenvolvendo vigorosamente graças a vontade comum e a coerência de forças independentes.

Durante a visita, Putin fez um brinde junto da delegação norte-coreana. Com um copo na mão, pediu pela prosperidade das nações, pela saúde do líder norte-coreano e de todos os presentes.

— Nós agimos em nome da paz, estabilidade e prosperidade da nossa região em comum — disse Putin.

(Com AFP)

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Após encontro de Lula com Zelensky, chanceler brasileiro se reúne com ministro russo em NY
Mundo

Após encontro de Lula com Zelensky, chanceler brasileiro se reúne com ministro russo em NY

Há 3 horas
Inundações deixaram mais de 43.000 deslocados na Líbia
Mundo

Inundações deixaram mais de 43.000 deslocados na Líbia

Há 4 horas
Após pandemia, cresce taxa de casamentos na China
Mundo

Após pandemia, cresce taxa de casamentos na China

Há 4 horas
Rei Charles III defende aliança entre França e Reino Unido diante da 'emergência' climática
Mundo

Rei Charles III defende aliança entre França e Reino Unido diante da 'emergência' climática

Há 5 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais