Mundo

Primeira bênção dominical de Leão XIV leva mais fiéis ao Vaticano do que dias do conclave

Mais de 200 mil pessoas foram à Praça de São Pedro em domingo marcado por emoção e homenagem às mães; pais colocaram crianças nos ombros para que pudessem ver o Papa

 (JEFF PACHOUD/AFP)

(JEFF PACHOUD/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de maio de 2025 às 08h50.

Última atualização em 12 de maio de 2025 às 09h39.

O Vaticano ficou mais lotado neste domingo, 11, que nos dias do conclave que elegeu o Papa Leão XIV. Cerca de 200 mil pessoas eram esperadas na Praça de São Pedro para ver a primeira benção dominical do novo Pontífice. Um forte esquema de segurança interditou as principais vias que dão acesso ao Vaticano. Pais levantavam crianças nos ombros para que pudessem ver o Papa.

Da sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV relembrou os horrores da Segunda Guerra Mundial antes de se referir aos conflitos atuais. Ele disse seguir o caminho de seu antecessor, o Papa Francisco, para se dirigir "aos grande do mundo" em um apelo para de "nunca mais à guerra". Foi então que mencionou nominalmente alguns cenários atuais.

— Trago no meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Que se faça tudo aquilo que for possível para alcançar o mais rápido possível uma paz autêntica, justa e duradoura. Que sejam libertados todos os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias — disse o Pontífice.

Também disse sentir a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza, clamando por um cessar-fogo. E afirmou ter "acolhido com satisfação" o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão — que trocaram fogo nos últimos dias por tensões na região disputada da Caxemira.

— Espero que através das próximas negociações se poss alcançar rapidamente um acordo duradouro — disse Leão XIV. — Confio à Rainha da Paz este forte apelo para que seja ela que apresente ao Senhor Jesus, para que alcancemos o milagre da paz.

Também houve muita emoção na praça quando ele saudou o Dia das Mães, que hoje é celebrado na Itália, no Brasil e em outros países. Ao lembrar a data, Leão XIV abençoou as mães vivas e as que “já estão no céu”.

— Mando uma saudação cara a todas as mães, e uma oração por elas e pelas que estão no céus. Uma boa festa e um bom Dia das Mães a todas as mães! — disse o Papa, antes de se despedir.

Antes do início da oração do Regina Coeli, Leão XIV enviou algumas mensagens à comunidade católica. Ele citou uma mensagem de seu antecessor, Francisco, afirmando ser necessário acolher e acompanhar os jovens.

Papa Leão XIV durante sua primeira oração do Reginal Caeli na principal galeria central da Basílica de São Pedro no Vaticano. (Tiziana FABI/AFP)

Mais cedo, o Papa também visitou as Grutas do Vaticano, onde também rezou missa, na manhã deste domingo, no altar perto do túmulo de São Pedro. Ele concelebrou com o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Anton. Ao fim da missa, o Pontífice rezou junto aos túmulos dos antecessores. No sábado ele já havia visitado a sepultura do Papa Francisco, que pediu para ser enterrado fora do Vaticano, na Basílica Santa Maria Maior.

Após a missa, o Pontífice deteve-se em oração diante dos túmulos de seus predecessores, incluindo os papas Pio XII e Bento XVI, além do nicho dos Pálios, localizado sob o altar principal da Basílica de São Pedro.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVPapasVaticano

Mais de Mundo

Às vésperas do fim da pausa nas tarifas de Trump, países tentam selar acordos

Exército israelense anuncia 'numerosos ataques' contra alvos militares no Oeste do Irã

Israel afirma que matou o principal comandante militar do Irã

Líderes do G7 pedem 'desescalada' de tensões no Oriente Médio