Mundo

Petro oferece o avião presidencial para retorno de migrantes dos EUA e convoca a Celac

Anúncio ocorre em meio à polêmica em vários países da América Latina em relação às deportações resultantes da política migratória de Donald Trump

Petro: Essa medida reflete o compromisso do governo em garantir condições dignas (Henry Romero/Reuters)

Petro: Essa medida reflete o compromisso do governo em garantir condições dignas (Henry Romero/Reuters)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 26 de janeiro de 2025 às 17h14.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disponibilizou o avião presidencial para garantir um "retorno digno" aos migrantes, após impedir, neste domingo, a entrada de duas aeronaves com cidadãos deportados dos Estados Unidos. Além disso, Petro convocou uma reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir a crise migratória.

A Presidência explicou em comunicado que Petro "dispôs do avião presidencial para facilitar o retorno digno dos compatriotas que chegariam hoje ao país pela manhã, provenientes de voos de deportação".

Trump ordena impor tarifas de 25% à Colômbia por rejeitar dois voos de deportação

"Essa medida reflete o compromisso do governo em garantir condições dignas. Em nenhuma circunstância, os colombianos, como patriotas e sujeitos de direitos, foram ou serão banidos do território colombiano", acrescentou o comunicado.

O anúncio ocorre em meio à polêmica em vários países da América Latina em relação às deportações resultantes da política migratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No sábado, o governo do Brasil denunciou o uso de algemas por parte das autoridades norte-americanas contra cidadãos brasileiros durante um voo de deportação.

Na sexta-feira, a Casa Branca informou que as deportações de migrantes "começaram", como parte de uma das principais promessas de campanha de Trump: realizar a maior operação de expulsão em massa de estrangeiros na história dos Estados Unidos.

Ainda na sexta, os dois primeiros voos de deportação com destino à Guatemala chegaram ao país, partindo de Laredo, no Texas.

Como resposta à decisão de Petro, Trump ordenou neste domingo a imposição de tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos, além de outras "medidas de retaliação urgentes e decisivas" contra a Colômbia.

Reunião da Celac

Segundo a Presidência, a reunião da Celac ocorrerá no próximo dia 30 de janeiro e "será uma oportunidade para tratar de temas estratégicos para a região, como a cooperação em questões migratórias, a proteção dos direitos humanos e o fortalecimento das relações entre os países-membros".

"Um milhão de latino-americanos foram assassinados devido à proibição da cocaína e da maconha, enquanto o vinho, o uísque e o tabaco, que matam mais, são legais. Como presidente da Celac este ano, solicito à atual presidente da Celac, Iris Xiomara Castro (mandatária de Honduras), que convoque uma assembleia extraordinária de presidentes", escreveu Petro na plataforma X (antigo Twitter).

Ele acrescentou: "Se não somos bem-vindos no Norte, o Sul deve se unir".

A Colômbia assumirá este ano a presidência pro tempore da Celac e também sediará a IV Cúpula Celac-UE em Bogotá. O evento reunirá 60 chefes de Estado e de Governo das duas regiões no segundo semestre.

Acompanhe tudo sobre:Gustavo PetroColômbiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Presidente do Fed ressalta independência da entidade diante do apelo de Trump por juros mais baixos

Síria terá novo governo em março, confirma ministro das Relações Exteriores

Cuba registra maior apagão em anos, com até 57% do país sem luz

Descubra a origem do termo Millennial