Paraná Banco diz que seguradoras garantirão R$6 bi a Belo Monte
São Paulo - O Paraná Banco anunciou nesta quinta-feira a criação de um acordo entre as empresas JMalucelli Seguradora, Fator e UBF Seguros com o objetivo exclusivo de atender as garantias demandadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão ocorrerá em 20 de abril. O valor total das garantias para o projeto […]
(EXAME.com)
10 de outubro de 2010, 03h37
São Paulo - O Paraná Banco anunciou nesta quinta-feira a criação de um acordo entre as empresas JMalucelli Seguradora, Fator e UBF Seguros com o objetivo exclusivo de atender as garantias demandadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão ocorrerá em 20 de abril.
O valor total das garantias para o projeto da usina hidrelétrica localizada no Rio Xingu, no Pará, incluindo garantias a investidores e fornecedores, deve ser de cerca de 6 bilhões de reais, "o maior volume de garantias já originado por um único projeto no Brasil", afirmou a instituição financeira.
No entanto, o banco afirma que os investimentos previstos para o projeto são de 21 bilhões de reais, enquanto a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirma que os investimentos para a construção são de 19 bilhões de reais.
Segundo comunicado enviado pela companhia, a intenção do acordo entre as empresas, que juntas representam mais de 50 por cento do mercado brasileiro, é unir as experiências em subscrição, "bem como suas capacidades próprias e de resseguro visando proporcionar aos participantes do projeto, a capacidade necessária para atendimento às garantias exigidas pelo processo."
O preço-teto por megawatt-hora (MWh) em Belo Monte será de 83 reais, e vence o grupo ou consórcio que oferecer o menor deságio. O início do suprimento está previsto para 2015 e a concessão terá prazo de 30 anos.
As ações do Paraná Banco, que não fazem parte do Ibovespa, fecharam o dia com alta de 1,11 por cento, cotadas a 10 reais. O índice de referência da bolsa paulista, por sua vez, recuou 0,68 por cento.
Últimas Notícias
Reino Unido enfrenta seu maior dia de greve em onze anos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBolsonaro nos EUA: ex-presidente começa a palestrar em eventos da direita americana
Há menos de um minuto • 1 min de leituraCorrupção na América Latina consolida criminalidade, diz Transparência Internacional
Há menos de um minuto • 1 min de leituraFrança enfrenta nova onda de greve contra reforma previdenciária
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais