Mundo

Papa Leão XIV pede cessar-fogo no Sudão: 'sigam o caminho do diálogo'

Líder da Igreja Católica expressou “profunda tristeza” com relatos de brutalidade em Darfur e pediu abertura de corredores humanitários.

Pontífice alerta para sofrimento humanitário e apela por ajuda internacional urgente.

Pontífice alerta para sofrimento humanitário e apela por ajuda internacional urgente.

Ana Dayse
Ana Dayse

Colaboradora

Publicado em 2 de novembro de 2025 às 11h01.

Última atualização em 2 de novembro de 2025 às 11h53.

Durante a oração do Angelus, Papa Leão XIV fez, neste domingo, 2, um apelo por um cessar-fogo imediato no Sudão e pela abertura de corredores humanitários para socorrer civis em meio à escalada de violência na região de Darfur.

Na tradicional cerimônia realizada na Praça de São Pedro, o pontífice afirmou acompanhar com “grande tristeza” os relatos de brutalidade extrema na cidade de Al-Fashir.

A violência indiscriminada contra mulheres e crianças, os ataques a civis indefesos e os graves obstáculos à ação humanitária estão causando um sofrimento inaceitável”, declarou o Papa Leão, dirigindo-se aos fiéis reunidos no Vaticano.

O líder católico pediu ainda que a comunidade internacional aja “de forma decisiva e generosa” para apoiar as operações de socorro no país africano, que enfrenta uma das piores crises humanitárias de sua história recente.

De acordo com o Escritório de Direitos Humanos da ONU, centenas de civis e combatentes desarmados foram mortos no final de outubro, quando as forças paramilitares do Rapid Support Forces (RSF) tomaram o controle de Al-Fashir, o último grande reduto do exército sudanês em Darfur.

A cidade caiu após um cerco de 18 meses, forçando dezenas de milhares de pessoas a fugir em meio à destruição e à escassez de alimentos e remédios.

Ao longo do mesmo discurso, o Papa Leão também mencionou a situação na Tanzânia, onde confrontos violentos deixaram mortos após as recentes eleições nacionais. Ele pediu que todas as partes “evitem a violência e sigam o caminho do diálogo”.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVIgreja CatólicaGuerras

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos