Opaq dá por destruída toda a munição do arsenal sírio

Convenção sobre Armas Químicas agrupa em 3 listas as substâncias químicas tóxicas e os precursores que poderiam ser usados como armas químicas

Bruxelas - A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) informou nesta sexta-feira que toda a munição sem carga do arsenal químico sírio foi destruída.

A missão conjunta da ONU e da Opaq "verificou agora que toda a munição (sem carga) da categoria 3 declarada pela República Árabe da Síria foi destruída", segundo a organização com sede em Haia em comunicado.

A Convenção sobre as Armas Químicas agrupa em três listas as substâncias químicas tóxicas e os precursores que poderiam ser usados como armas químicas ou bem usados em sua fabricação, a fim de facilitar os processos de destruição e de verificação.

As armas químicas se dividem formalmente em três categorias, das quais a três inclui munição e dispositivos sem carga, assim como equipamento especialmente concebido para facilitar o uso destas armas.

A equipe da ONU e da Opaq também verificou a destruição de elementos adicionais especiais de edifícios e estruturas em instalações dedicadas à produção de armas químicas que já se tornaram inoperáveis durante a primeira fase da missão, assinalou a organização.

Trata-se concretamente de instalações na área de Homs, que tinham permanecido inacessíveis durante algum tempo devido a razões de segurança, disse a Opaq.

A organização tem pendente agora a segunda fase do desarmamento químico na Síria, que inclui tirar do país os produtos tóxicos e realizar a sua neutralização. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.