Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

ONU pede recursos para ajudar 874.000 pessoas afetadas pelo terremoto na Turquia e Síria

"Trata-se de dar assistência com alimentos e pratos de comida quentes a cerca de 874.000 pessoas", disse em um comunicado

Modo escuro

ONU: Desde o devastador terremoto de segunda-feira (6), a entidade distribuiu alimentos a pelo menos 115 mil pessoas nos dois países (AFP/AFP Photo)

ONU: Desde o devastador terremoto de segunda-feira (6), a entidade distribuiu alimentos a pelo menos 115 mil pessoas nos dois países (AFP/AFP Photo)

A
AFP

Publicado em 10 de fevereiro de 2023, 13h13.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Roma, solicitou nesta sexta-feira (10) R$ 403 milhões para ajudar cerca de 874 mil pessoas afetadas pelo terremoto na Turquia e na Síria.

"Trata-se de dar assistência com alimentos e pratos de comida quentes a cerca de 874.000 pessoas", disse em um comunicado.

Desde o devastador terremoto de segunda-feira (6), a entidade distribuiu alimentos a pelo menos 115 mil pessoas nos dois países.

"A distribuição está ocorrendo em vários pontos. Estamos providenciando, principalmente, refeições quentes e prontas para consumo e pacotes de alimentos para as famílias que não requerem instalações para cozinhar e podem ser consumidos de forma imediata", explicou a diretora regional para Oriente Médio e África do Norte do PMA, Corinne Fleischer.

"Para as milhares de pessoas afetadas pelos terremotos, a comida é uma das principais necessidades neste momento e nossa prioridade é fazê-la chegar rapidamente às pessoas que necessitam", acrescentou.

Até o momento, o terremoto da última segunda-feira (6) deixou pelo menos 22.000 mortos, segundo balanço provisório.

A agência da ONU, que atua nas áreas afetadas há quatro dias, espera conseguir fornecer ajuda às 284 mil pessoas que estão deslocadas na Síria e cerca de 590 mil desabrigados na Turquia.

O PMA, maior organização humanitária do mundo, já auxiliou 43 mil pessoas em território sírio e 73 mil, na Turquia.

No ano passado, ajudou 97 milhões de pessoas em 88 países que sofriam de escassez aguda de alimentos e fome.

Em 2020, a entidade recebeu o Prêmio Nobel da Paz "por seus esforços em combater a fome e por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas pelos conflitos".

Últimas Notícias

ver mais
Trump é alvo de investigação por documentos sigilosos da Casa Branca
Mundo

Trump é alvo de investigação por documentos sigilosos da Casa Branca

Há 22 horas
Ataque com faca na França deixa seis feridos
Mundo

Ataque com faca na França deixa seis feridos

Há um dia
Papa Francisco: cirurgia durou 3 horas; saiba como foi procedimento
Mundo

Papa Francisco: cirurgia durou 3 horas; saiba como foi procedimento

Há um dia
Conselho do Chile, liderado pela direita, começa a escrever nova Constituição
Mundo

Conselho do Chile, liderado pela direita, começa a escrever nova Constituição

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais